Sobre a Revista
A REVISTA SUSP é um periódico técnico-científico, interdisciplinar e, instituído no âmbito nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP). O periódico tem por objetivo publicar produções originais e inéditas, resultantes de estudos teóricos e saberes especializados da segurança pública e produzidos por pesquisadores e/ou instituições (inter)nacionais. Com isso, visa promover o desenvolvimento científico, a formação e qualificação dos profissionais integrantes do Susp, sobretudo, ao estabelecer a propriedade intelectual e o aperfeiçoamento científico da Segurança Pública.
Nessa direção, publica artigos originais, revisão de literatura, relatos de experiências, notas técnicas, resenhas, críticas científicas e entrevistas, publicados em formato impresso e eletrônico.
Processo de Avaliação pelos Pares
Uma preocupação constante da REVISTA SUSP está na qualidade dos textos publicados, assim:
- Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, (registrada no sistema eletrônico de editoração da revista, o Open Journal Systems - OJS) para garantir o processo de avaliação cega pelos pares.
- Autor: Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores.
- Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação;
- No máximo cinco autores são admitidos, e que tenham participado efetivamente da elaboração do manuscrito.
- Os originais serão publicados no idioma original de submissão, com preferência para trabalhos em português, inglês e espanhol. Submissões em outros idiomas podem não ser processadas.
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REVISTA SUSP.
- Não serão cobradas taxas de submissão, revisão ou publicação de artigos.
- As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
- A revista classificará as submissões avaliadas, conforme as seguintes seções:
Diretrizes para Autores
A avaliação dos artigos encaminhados à Revista SUSP será realizada via pareceres, constituído por dois pareceristas "ad hoc", com titulação igual ou superior à exigida do autor. Havendo divergência, um terceiro parecerista será convocado.
O Conselho Editorial poderá requerer revisão, modificação ou reelaboração do texto enviado, sem que isso se configure em compromisso com a publicação ou aceite condicionado à requisição.
O manuscrito deve estar de acordo com o template disponibilizado pela revista (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR).
Os Artigos e Relatos e Experiência podem ter o tamanho máximo de 50.000 (cinquenta mil) caracteres (incluindo os espaços, bibliografia e notas de rodapé).
As Resenhas Críticas podem ter o tamanho máximo de 20.000 (vinte mil) caracteres (incluindo espaços, bibliografia e notas de rodapé).
Os Ensaios podem ter o tamanho máximo de 12 (doze) páginas.
- Artigo original:
- Engloba textos que contenham relatos originais e inéditos de estudos ou pesquisas concluídas;
- O responsável pelo envio do artigo deverá remover das propriedades do programa Word (formato “.docx”) todas e quaisquer identificações de autoria;
- Submissão em Fluxo Contínuo;
- Seção principal da revista, para artigos originais e inéditos, preferencialmente adotando o tamplate;
- A autoria principal dos trabalhos deverá ser de pesquisadores com grau mínimo de doutor;
- Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte;
- Questões éticas envolvendo pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem atender aos princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975,1983, 1989, 1989, 1996 e 2000) e na resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde;
- Ensaio: reflexão sobre determinado tema, sem esgotá-lo, não é investigativo e traz a opinião do autor;
- Tradução: texto que abrange a interpretação do significado de um texto, escrito em língua diferente ao português, e que tenha relevância para a área de segurança pública;
- Relato de experiência: comunicações originais sobre experiências profissionais e de pesquisa em segurança pública;
- Revisão de literatura: texto com toda a informação existente sobre uma publicação de maneira imparcial e completa. A revisão deve ser feita de maneira formal e meticulosa. O texto deve se apresentar de forma crítica e não apenas descritiva, sob o ponto de vista do autor, o estado da arte de uma das áreas ou subáreas específicas. É imprescindível que, na referida área, o(a) autor(a) seja especialista comprovadamente qualificado e experiente;
- Resenha: análise uma obra distinta, uma composição informativa e sem opiniões. Podendo ser um texto, filme, música e quaisquer outras formas que tenham como assunto a segurança pública;
- Nota técnica: texto elaborado por técnicos especializados em determinado assunto e contém análise completa de todo o contexto, devendo conter histórico e fundamento legal, baseados em informações relevantes;
- Crítica científica: análise crítica de texto científico na área de segurança pública;
- Entrevista: entrevistas realizadas com personalidades de destaque nacional e internacional em segurança pública.
As diretrizes para revisores são fornecidas automaticamente pelo sistema operacional de publicação quando o revisor convidado mostrar-se disponível para a revisão. Elas incluem tópicos como confidencialidade, conflitos de interesses e orientação sobre os aspectos práticos da revisão.
O original revisado recebido dos autores é então revisado pelo editor ou pelos mesmos pareceristas, para assegurar que os requisitos foram atendidos. Desde a submissão até a decisão editorial, todo o processo pode ser rastreado eletronicamente pelo autor, consultando o site por meio do nome de usuário e senha que serão fornecidos ao se registrar.
A decisão editorial considera os seguintes critérios: cumprimento das regras da revista, originalidade, relevância e contribuição científica para o tema. Essa decisão é independente de interesse comercial ou de qualquer outro interesse concorrente. A decisão editorial final e as razões para a mesma são sempre comunicadas aos autores.
Periodicidade
Publicação contínua semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
A revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Identificação de plágio
A REVISTA SUSP, prezando pela ética editorial das publicações, utiliza o software antiplágio iThenticate. E ainda, no momento da avaliação duplamente cega, qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e textos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes, serão criteriosamente analisados.
Responsabilidade Acadêmica e Científica
O conteúdo dos artigos publicados na REVISTA SUSP, inclusive, quanto à sua veracidade, exatidão e atualização das informações e dos métodos de pesquisa é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). As opiniões e conclusões expressas não representam posições do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Política de Ética
O Corpo Editorial examinará cada texto visando prevenir e evitar ofensas à ética em pesquisas e às boas práticas editoriais científicas adotadas pela Revista. Se for o caso, exigirá, de autores, revisores e editores, a documentação adequada e os esclarecimentos que considerar necessários, sob pena de não aceitação da contribuição proposta.
A REVISTA SUSP segue as recomendações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e praticada pela comunidade científica brasileira. Não serão aceitos para publicação e são passíveis de questionamento jurídico, caso se comprove má-fé no uso indevido de direitos autorais alheios, a existência de plágio em propostas de autores ou conflito de interesses entre avaliadores e autores. A aceitação de cada texto e de cada avaliação submetida está condicionada a essas exigências.
Diretrizes para Conflitos de Interesse
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentemente ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação dos textos. Os conflitos de interesses podem ser de ordem pessoal, financeira, intelectual, profissional, política ou de natureza religiosa.
Visando manter a imparcialidade do processo editorial, os autores devem comunicar à REVISTA SUSP caso exista alguma relação entre os mesmos e qualquer entidade pública ou privada que possa gerar algum conflito de interesse. Devem ainda informar toda forma de apoio financeiro ou conexões de outras naturezas que possam ter influenciado o desenvolvimento da pesquisa e do manuscrito aqui apresentado.
Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial problema ético, especialmente quanto a conflitos de interesses, devem contatar a REVISTA SUSP para esclarecimentos. Não o fazendo, assumem integral responsabilidade por possível contencioso jurídico, caso se verifique.