Prática Docente no Ensino de Pronto-Socorrismo

Desenvolvimento de Competências na Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco

Autores

  • Rebeka Cristiny Barbosa de Santana Polícia Militar de Pernambuco , Polícia Militar de Pernambuco
  • Cassia Jamilly Barbosa de Santana PMPE
  • Bruno Roberto Fidelis de Souza PMPE

DOI:

https://doi.org/10.56081/j0080s96

Palavras-chave:

formação policial militar, segurança pública, prática docente, prontosocorrismo, ensino técnico-operacional

Resumo

A prática docente em disciplinas técnico-operacionais representa um elemento estratégico na formação policial militar, especialmente quando se trata do ensino de pronto socorrismo e do atendimento inicial em situações críticas enfrentadas no cotidiano das ações policiais. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender de que modo a prática docente na disciplina de pronto socorrismo contribui para o desenvolvimento das competências requeridas ao exercício da função de oficial da Polícia Militar de Pernambuco. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa com a coleta de dados abrangendo a análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes da disciplina no Curso de Formação de Oficiais. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo temática, contemplando os eixos documentos norteadores, competências profissionais e prática pedagógica. Os resultados indicaram descompasso parcial entre os referenciais institucionais e a efetiva condução das aulas, além da predominância de competências voltadas ao atendimento de civis em detrimento das especificidades da atuação policial. Conclui-se que a prática docente em prontosocorrismo contribui para a formação técnica, mas carece de alinhamento às demandas reais do cenário operacional, configurando a necessidade de revisão curricular e fortalecimento das estratégias pedagógicas. Recomenda-se a ampliação de estudos em outras corporações e o desenvolvimento de metodologias que integrem teoria e prática de forma contextualizada.

Biografia do Autor

  • Rebeka Cristiny Barbosa de Santana, Polícia Militar de Pernambuco, Polícia Militar de Pernambuco

     Tenente Coronel da Polícia Militar de Pernambuco. Bacharel em Direito - Faculdade Integrada do Recife. Mestre em Gestão Ambiental - Instituto Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco e Doutora em Administração - Universidade Federal de Pernambuco.

  • Cassia Jamilly Barbosa de Santana, PMPE

    Segundo Tenente da Polícia Militar de Pernambuco. Bacharel em Direito.

  • Bruno Roberto Fidelis de Souza, PMPE

    2º Tenente da Polícia Militar de Pernambuco. Bacharel em Direito.

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Publicado

17-12-2025

Como Citar

Prática Docente no Ensino de Pronto-Socorrismo: Desenvolvimento de Competências na Formação de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco. Revista do Sistema Único de Segurança Pública, Brasília, Brasil, v. 5, n. 1, p. 137–159, 2025. DOI: 10.56081/j0080s96. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/1035. Acesso em: 19 dez. 2025.