Ecossistema Educacional em Segurança Pública
Desafios e Perspectivas para o Paradigma Onlife
DOI:
https://doi.org/10.56081/21ca9584Palavras-chave:
educação em segurança pública, Ecossistema educacional, Modelo onlife, formação continuada, Inovação educacionalResumo
O estudo insere-se no contexto da educação em segurança pública e teve como objetivo investigar de que forma a atuação da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), enquanto ecossistema educacional, pode se consolidar em um modelo onlife capaz de ampliar a abrangência, a flexibilidade e a interatividade das ações formativas direcionadas aos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), diante do desafio de integrar iniciativas educacionais e fortalecer a interoperabilidade institucional. Utilizou-se o método de pesquisa documental, fundamentado no exame do arcabouço normativo e estratégico da DEP, de suas iniciativas educacionais, da articulação institucional e do papel da Matriz Curricular Nacional (MCN) como instrumento de integração desse organismo. Os resultados indicam que a DEP apresenta maturidade institucional e fundamentos sólidos para evoluir de um conjunto de ações formativas para uma arquitetura educacional em rede. Conclui-se que a consolidação do modelo onlife depende menos da criação de novas iniciativas e mais da articulação estratégica dos processos já existentes, apoiada em mecanismos de governança e interoperabilidade, tendo como principal contribuição a proposição de um framework para orientar a consolidação do ecossistema educacional onlife e o aprimoramento das políticas de formação do Susp.
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