A Formação do Bombeiro Militar no Brasil
O Desafio de Adaptar a Matriz Curricular Nacional à Era da Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.56081/ss4gaj94Resumo
Este artigo analisa a necessidade de modernizar a formação do bombeiro militar no Brasil, contextualizando o currículo frente aos desafios operacionais contemporâneos. Objetiva-se investigar como a Matriz Curricular Nacional (MCN) de 2014 pode ser aprimorada para integrar o avanço tecnológico e garantir uma capacitação mais eficiente e segura. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e documental, com análise crítica da MCN e da literatura especializada, além de ilustrações práticas de tecnologias como drones, simuladores de realidade virtual (RV) e sistemas de informação geográfica (GIS). Os resultados evidenciam que a natureza generalista da MCN gera uma lacuna com a realidade operacional. Argumenta-se que essa lacuna pode ser superada por meio da integração de metodologias ativas, como o Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) e de módulos de especialização tecnológica, o que também oferece viabilidade econômica a longo prazo. Conclui-se que a adoção dessas tecnologias na educação militar é uma necessidade estratégica para a proficiência operacional, ressaltando que a MCN, com as devidas adaptações, pode formar uma nova geração de profissionais. Para estudos futuros, recomenda-se a análise da implementação dessas propostas em corporações específicas.
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