Investigação com Perspectiva de Gênero, Realidade ou Aspiração?
Vivências de Diversidade de Gênero na Investigação Policial
DOI:
https://doi.org/10.56081/225dyx24Palavras-chave:
gênero, ensino, diversidade, ciências policiaisResumo
Este estudo, realizado entre 2021 e 2023 na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo (Acadepol), investiga a implementação de práticas pedagógicas focadas nos Direitos Humanos para a proteção da comunidade LGBTQIA+. A pesquisa analisa os paradigmas punitivos e os avanços protetivos, examinando se as medidas de proteção às vulnerabilidades são concretas e mensuráveis. A metodologia utilizada foi qualitativa, empregando pesquisa bibliográfica e estudo de caso, descritivo-analítico com triangulação metodológica de documentos normativos, dados administrativos-educacionais da Acadepol e registros policiais agregados por categoria de intolerância, para aprofundar a compreensão das políticas institucionais e práticas pedagógicas. Os resultados demonstram desafios e progressos da Polícia Civil de São Paulo no combate à violência contra a comunidade LGBTQIA+, com a disciplina autônoma de Diversidade de Gênero e Orientação Sexual sendo inserida na matriz curricular. A análise dos sistemas policiais revelou uma diminuição na subnotificação de crimes de intolerância, sugerindo que as práticas pedagógicas influenciam a visibilidade da criminalidade. A conclusão aponta que a plena efetivação da proteção às vulnerabilidades ainda está em andamento, mas que a atuação do Delegado de Polícia, com uma abordagem humanizada, é crucial para a promoção de uma investigação justa e livre de discriminações.
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