Análise da Matriz Curricular do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano

Fundamentos e Perspectivas

Autores

  • Luiz Claudio Araújo Coelho Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
  • José Ananias Duarte Frota C

DOI:

https://doi.org/10.56081/vw023b81

Palavras-chave:

matriz curricular, bombeiro militar, combate a incêndio estrutural, competências profissionais, formação continuada

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os fundamentos e as perspectivas da matriz curricular do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU), ministrado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), à luz das competências essenciais e das demandas contemporâneas do combate a incêndios estruturais. O estudo apoia-se em um arcabouço teórico que integra teorias curriculares, andragogia e aprendizagem transformadora, educação baseada em competências e os princípios pedagógicos da Matriz Curricular Nacional (MCN) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A metodologia adotada é documental, compreendendo a análise do Plano de Ação Educacional do CBCIU/2025, das ementas de seus 11 componentes curriculares, da Instrução Normativa nº 01/2023 (Regime Escolar/AESP) e da MCN/SENASP. Os resultados revelam uma estrutura curricular coerente com o regimento institucional e com a doutrina operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), evidenciando forte valorização das atividades práticas. Contudo, a análise aponta oportunidades de avanço na integração de competências psicossociais e tecnológicas e na explicitação de conteúdos voltados a contextos urbanos complexos. O estudo contribui para o aprimoramento da formação dos bombeiros militares do CBMCE, oferecendo subsídios para a consolidação de uma matriz curricular mais dinâmica, crítica e alinhada às transformações do cenário operacional.

Biografia do Autor

  • Luiz Claudio Araújo Coelho, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

    Possui Mestrado Acadêmico em Educação com ênfase em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Especialização em Gestão Contra Sinistros (2004) e em Gestão Estratégica de Políticas de Segurança Pública (2010) ambos pela Universidade Estadual do Ceará, Graduação em Engenharia de Incêndio pela Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal (1997) e Graduação em Direito (2010) pela Faculdade Sete de Setembro. Tem experiência na área de Educação, Defesa Civil e Segurança Contra Incêndio e Pânico.

  • José Ananias Duarte Frota, C

    Coronel RR do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e ex-comandante da Corporação. Possui o Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (1998), em nível de Pós-Graduação. Diretor de Inteligência e Estudos Estratégicos do Instituto CTEM+, Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Ceará, membro do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (MI/SEDEC) e assessor de estudos e pesquisas do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil. Possui trajetória de destaque nacional e internacional na área de Proteção e Defesa Civil, tendo presidido a Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (LIGABOM), coordenado câmaras técnicas e iniciativas estratégicas da SENASP e da Secretaria Nacional de Defesa Civil, além de representar oficialmente o Brasil em eventos e plataformas globais de redução de riscos de desastres. Liderou ainda projetos estruturantes de padronização, modernização institucional e programas sociais e educativos de referência no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e em âmbito federal.

Referências

CIAVATTA, Maria. O mundo do trabalho e a educação: a formação humana para além do capital. Petrópolis: Vozes, 2007.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Manual de Bombeiros Militar: combate a incêndio urbano. 1ª Edição. Belo Horizonte, MG: CBMMG, 2020.

DUARTE, Rafael B.; ONO, Ricardo; SILVA, Sérgio B. da. Problemática de incêndio em edifícios altos. São Paulo: Ed. do Autor, 2021.

GAETE-QUEZADA, Ricardo. Educação por competências: uma abordagem integradora. Curitiba: Appris, 2017.

GIMENO SACRISTÁN, José. El currículum: una reflexión sobre la práctica. Madrid: Morata, 1975.

KAHNEMAN, Daniel. Pensar, rápido e devagar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KIRKPATRICK, James D.; KIRKPATRICK, Wendy K. Kirkpatrick's Four Levels of Training Evaluation. Alexandria, VA: ASTD Press, 2006.

KNOWLES, Malcolm S. O aprendiz adulto: uma espécie negligenciada. Houston: Gulf Publishing Company, 1984.

MEZIROW, Jack (Ed.). Learning as transformation: critical perspectives on a theory in progress. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais de área de segurança pública. Brasília, DF, 2014.

NATIONAL FIRE PROTECTION ASSOCIATION. NFPA 1001: standard for fire fighter professional qualifications. Quincy, MA: NFPA, 2021.

NOVELINO BARATO, Jarbas. Educação Profissional: Saberes do Ócio ou Saberes do Trabalho? São Paulo: Editora Senac, 2002.

PEGORINI, Diana Gurgel. Fundamentos da educação profissional: política, legislação e história. Curitiba: Intersaberes, 2012.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

ROY, Apurva. Kirk Patrick Model of Instructional Designing: Instructional Designing 101. Kindle Edition, 2018.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

SILVA, Monica Ribeiro da. Currículo e competências: a formação administrada. Campinas: Autores Associados, 2001.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1995.

STENHOUSE, Lawrence. An introduction to curriculum research and development. London: Heinemann, 1975.

TYLER, Ralph W. Basic principles of curriculum and instruction. Chicago: University of Chicago Press, 1949.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. 13. ed. São Paulo: Libertad, 2002.

YOUNG, Michael F. D. Bringing knowledge back in: from social constructivism to social realism in the sociology of education. London: Routledge, 2008.

Downloads

Publicado

17-12-2025

Como Citar

Análise da Matriz Curricular do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano: Fundamentos e Perspectivas. Revista do Sistema Único de Segurança Pública, Brasília, Brasil, v. 5, n. 1, p. 88–112, 2025. DOI: 10.56081/vw023b81. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/933. Acesso em: 19 dez. 2025.