Análise da Matriz Curricular do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano
Fundamentos e Perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.56081/vw023b81Palavras-chave:
matriz curricular, bombeiro militar, combate a incêndio estrutural, competências profissionais, formação continuadaResumo
O objetivo deste estudo é analisar os fundamentos e as perspectivas da matriz curricular do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU), ministrado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), à luz das competências essenciais e das demandas contemporâneas do combate a incêndios estruturais. O estudo apoia-se em um arcabouço teórico que integra teorias curriculares, andragogia e aprendizagem transformadora, educação baseada em competências e os princípios pedagógicos da Matriz Curricular Nacional (MCN) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A metodologia adotada é documental, compreendendo a análise do Plano de Ação Educacional do CBCIU/2025, das ementas de seus 11 componentes curriculares, da Instrução Normativa nº 01/2023 (Regime Escolar/AESP) e da MCN/SENASP. Os resultados revelam uma estrutura curricular coerente com o regimento institucional e com a doutrina operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), evidenciando forte valorização das atividades práticas. Contudo, a análise aponta oportunidades de avanço na integração de competências psicossociais e tecnológicas e na explicitação de conteúdos voltados a contextos urbanos complexos. O estudo contribui para o aprimoramento da formação dos bombeiros militares do CBMCE, oferecendo subsídios para a consolidação de uma matriz curricular mais dinâmica, crítica e alinhada às transformações do cenário operacional.
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