A Experiência do Curso de Especialização em Enfrentamento a Crimes Ambientais e na Proteção aos Povos Indígenas
DOI:
https://doi.org/10.56081/1g01ta38Palavras-chave:
Crimes Ambientais, Proteção aos Povos Indigenas, Formação ContinuadaResumo
Este artigo analisa a proposta curricular do primeiro Curso de Especialização lato sensu, voltado ao enfrentamento de crimes ambientais e à proteção dos povos indígenas, que compõem a Rede Nacional Altos de Estudos em Segurança Pública/RENASP. A iniciativa decorre de convênio firmado entre a Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública através da sua Diretoria de Ensino e Pesquisa/DIP/SENASP. O curso destina-se a profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) provenientes de diversas regiões do país, incluindo integrantes das forças policiais Militar e Civil, Guarda Municipal, Brigada Militar, Perícia Técnica, Bombeiros Militares e a Polícia Federal. O objetivo central é promover um debate acerca dessa experiência pedagógica, estruturada na modalidade de Ensino a Distância (EAD), analisando seus desafios e potencialidades na formação profissional como instrumento de acesso ao conhecimento e na redução das desigualdades educacionais entre os agentes do Susp. Ademais, busca-se contribuir para a promoção da justiça étnico-racial e ambiental.
Referências
BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, Coordenação-Geral de Ensino. Matriz Curricular Nacional para a Formação em Segurança Pública. Brasília, 2003.
JUNIOR. Azor Lopes da Silva(org). Ciências Policiais: Conceito, objeto e Método de Investigação Cientifica. São José so Rio Preto/SP: HN, 2022.
KOPENAWA, Daniel; ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. Tradução Beatriz Perrone-Moisés. Prefácio de Eduardo Viveiros de Castro. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KOPENAWA, Daniel; ALBERT, Bruce. O Espírito da Floresta. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
PUREZA. José Manuel. A turbulência das zonas de fronteira: esteriótipos, representações e violencias reais. In: RIBEIRO, António Sousa (org). Representações da violência. Coimbra – Portugal: Edições Almedina, 2013. p. 201-2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
VALENTE, Rubens. Os fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena na ditadura. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. 518p. Coleção Arquivos da Repressão no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista do Sistema Único de Segurança Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.




