USE OF COUNTERPROPAGANDA TO FACE ADVERSE MESSAGES DISSEMINATED BY ORGANIZED CRIME

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56081/2763-9940/revsusp.v1i2.a3

Keywords:

counterpropaganda; propaganda analysis; adverse propaganda.

Abstract

Este estudo analisa a elaboração e veiculação de mensagens por parte de organizações criminosas, com o propósito de afetar a públicos específicos, provocando em seus destinatários comportamentos que viabilizem ou favoreçam, de diferentes modos, a consecução dos objetivos perseguidos pelos seus emissores. Constata-se que essas mensagens, que se configuram na forma de propaganda, já ocorrem há vários anos. Efetua-se a análise preliminar de duas dessas mensagens, com o objetivo de se identificar as suas principais características. Observa-se que a mensagem mais recente apresenta maior capacidade persuasiva que a anterior. Com base em pesquisa bibliográfica, propõe-se que a contrapropaganda seja empregada para o efetivo enfrentamento da propaganda adversa promovida pelo crime organizado. Todavia, constata-se a necessidade de aprimoramento do conceito de propaganda adversa expresso pela Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Conclui-se que a contrapropaganda, como medida ativa de contrainteligência, demande acompanhamento e avaliação permanentes para que seja empregada no enfrentamento de eventuais mensagens adversas veiculadas pelo crime organizado.

References

BRASIL. Ministério da Defesa. Manual de campanha: operações psicológicas. 3. ed. [Brasília]: [Ministério da Defesa]. 1999.

BRASIL. Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ministério da Justiça. 2014.

LINEBARGER, Paul M. A. Guerra Psicológica. Biblioteca do Exército. Ministério da Guerra. 1962.

PINTO, Maurício Viegas; REIS, Marcus Vinícius. Propaganda e Contrapropaganda: a guerra secreta pela conquista de corações e mentes. Pró-consciência. Brasília. 2022. (no prelo).

Published

2022-12-05

How to Cite

VIEGAS PINTO, M. USE OF COUNTERPROPAGANDA TO FACE ADVERSE MESSAGES DISSEMINATED BY ORGANIZED CRIME. Journal of the Unified Public Security System, Brasília, Brasil, v. 1, n. 2, 2022. DOI: 10.56081/2763-9940/revsusp.v1i2.a3. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/121. Acesso em: 21 nov. 2024.