INDEXADORES
A REVISTA SUSP nasce como um espaço científico novo, em formato impresso e eletrônico com acesso aberto, para publicação de artigos originais e inéditos, ensaios revisão de literatura, relatos de experiências, notas técnicas, resenhas críticas científicas e entrevistas relacionados a Segurança Pública. A prática segue as condutas internacionais de publicação, acelerando a comunicação e os resultados de pesquisas na área.
Foco e Escopo:
A Revista Susp se constitui como um periódico semestral e interdisciplinar do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que busca disseminar o conhecimento científico, técnico e profissional na área da Segurança Pública, com vistas a contribuir com ampliação e consolidação de boas práticas e compartilhamento de experiências para o desenvolvimento científico, formação e o aperfeiçoamento de profissionais integrantes do Susp, com publicações de artigos originais, revisão de literatura, relatos de experiências, notas técnicas, resenhas, críticas científicas e entrevistas, publicados em formato impresso e eletrônico.
Processo de Avaliação pelos Pares
Uma preocupação constante da Revista Susp está na qualidade dos textos publicados, assim:
As diretrizes para revisores são fornecidas automaticamente pelo sistema operacional de publicação quando o revisor convidado mostrar-se disponível para a revisão. Elas incluem tópicos como confidencialidade, conflitos de interesses e orientação sobre os aspectos práticos da revisão.
O original revisado recebido dos autores é então revisado pelo editor ou pelos mesmos pareceristas, para assegurar que os requisitos foram atendidos. Desde a submissão até a decisão editorial, todo o processo pode ser rastreado eletronicamente pelo autor, consultando o site por meio do nome de usuário e senha que serão fornecidos ao se registrar.
A decisão editorial final leva em consideração os seguintes critérios: cumprimento das regras da revista, originalidade, relevância e contribuição científica para o tema. Essa decisão é independente de interesse comercial ou de qualquer outro interesse concorrente. A decisão editorial final e as razões para a mesma são sempre comunicadas aos autores.
Periodicidade
Publicação contínua semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
A revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Identificação de plágio
A Revista Susp, prezando pela pela ética editorial das publicações, utiliza o software antiplágio iThenticate. E ainda, no momento da avaliação duplamente cega, qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e textos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes serão criteriosamente analizados.
Responsabilidade Acadêmica e Científica
O conteúdo dos artigos publicados na Revista Susp, inclusive quanto à sua veracidade, exatidão e atualização das informações e dos métodos de pesquisa, é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). As opiniões e conclusões expressas não representam posições do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Política de Ética
O Corpo Editorial examinará cada texto visando prevenir e evitar ofensas à ética em pesquisas e às boas práticas editoriais científicas adotadas pela Revista. Se for o caso, exigirá, de autores, revisores e editores, a documentação adequada e os esclarecimentos que considerar necessários, sob pena de não aceitação da contribuição proposta.
A Revista Susp segue as recomendações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e praticada pela comunidade científica brasileira. Não serão aceitos para publicação e são passíveis de questionamento jurídico, caso se comprove má-fé no uso indevido de direitos autorais alheios, a existência de plágio em propostas de autores ou conflito de interesses entre avaliadores e autores. A aceitação de cada texto e de cada avaliação submetida está condicionada a essas exigências.
Diretrizes para Conflitos de Interesse
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentemente ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação dos textos. Os conflitos de interesses podem ser de ordem pessoal, financeira, intelectual, profissional, política ou de natureza religiosa.
Visando manter a imparcialidade do processo editorial, os autores devem comunicar à Revista Susp caso exista alguma relação entre os mesmos e qualquer entidade pública ou privada que possa gerar algum conflito de interesse. Devem ainda informar toda forma de apoio financeiro ou conexões de outras naturezas que possam ter influenciado o desenvolvimento da pesquisa e do manuscrito aqui apresentado.
Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial problema ético, especialmente quanto a conflitos de interesses, devem contatar a Revista Susp para esclarecimentos. Não o fazendo, assumem integral responsabilidade por possível contencioso jurídico, caso se verifique.
A REVISTA SUSP e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International.