A Experiência do Ensino EaD em uma pós-graduação de Segurança Pública, Justiça e Cidadania

Ampliação do Acesso à Formação Acadêmica, Pensamento Crítico e Cidadania Laboral

Autores

  • Ana Angélica Martins da Trindade UFBA
  • Ivone Freire Costa UFBA
  • Agnes Bezerra Freire de Carvalho UFBA
  • Anderson Souzada Silva UFBA
  • Raylan Almeida Oliveira UFBA

DOI:

https://doi.org/10.56081/yxxmfv53

Palavras-chave:

vulnerabilidade; segurança cidadã; Educação à Distância.

Resumo

O presente texto apresenta a experiência de implantação do curso de especialização em Proteção de Pessoas Vulnerabilizadas, realizado pelo Centro Interdisciplinar de Estudos e Formação em Segurança Pública (CIGESP). De abrangência nacional, a iniciativa busca inovar na formação de agentes de segurança pública por meio da Educação à Distância (EaD), promovendo a segurança cidadã e superando modelos repressivos e militarizados. O curso visa formar profissionais capazes de refletir sobre estruturas institucionais e vulnerabilidades, em defesa do Estado Democrático de Direito. O planejamento e implantação, iniciados em março de 2025 no âmbito da RENAESP, fundamentaram-se em abordagens interseccionais e interdisciplinares para compreender processos de vulnerabilização. A equipe de execução incluiu docentes/pesquisadores da UFBA e mediadores diversificados. Pedagogicamente, o modelo combinou práticas síncronas e assíncronas, com metodologias ativas e mediação adaptada às especificidades da EaD. Os resultados destacam a relevância da gestão compartilhada entre instituições de ensino e organizações de justiça, ampliando o acesso de agentes a espaços de produção de conhecimento. A diversidade e inclusão na seleção de estudantes e mediadores foram reforçadas, e os trabalhos de conclusão indicam produção de materiais técnicos úteis para atualização de políticas públicas de segurança. A experiência evidencia a necessidade de aprimorar comunicação, suporte técnico e práticas de monitoramento, além de investir na formação continuada de docentes e mediadores. Ao estimular reflexão sobre cidadania e ética profissional, o curso contribui para a consolidação de valores democráticos e aponta caminhos para maior proteção da população.

 

Biografia do Autor

  • Ana Angélica Martins da Trindade, UFBA

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2015). Docente e pesquisadora vinculada ao Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina (FMB/UFBA) e do Programa de Pós-Graduação Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT/FMB/UFBA), do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU/UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (PROGRSP/UFBA). Realiza estudos e pesquisas na área das Ciências Sociais e Saúde, com ênfase na relação entre trabalho, justiça ambiental e governança regional.

  • Ivone Freire Costa, UFBA

    Possui graduação em Bacharelado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (1974), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1990) e doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia e coordena o Centro Interdisciplinar de Estudos e Formação em Segurança Pública (CIGESP/UFBA). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Segurança Pública Violência e Criminalidade Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, gestão contemporânea, gerência contemporânea, violência e formação profissional.

  • Agnes Bezerra Freire de Carvalho, UFBA

    Doutora e Mestre em Administração (UFBA), Especialista em Docência do Ensino Superior (Universidade Salvador), Relações Públicas (Universidade católica do Salvador) e Educomunicadora. É docente de cursos de graduação e pós-graduação na área de Comunicação, Educação e Tecnologias. Atua há 20 anos nas áreas de Educação e Comunicação desenvolvendo projetos de Educomunicação, em diferentes linguagens, e com Educação a Distância, como pesquisadora, docente e gestora nas áreas Pedagógica e de Design Educacional, trabalhando com formação e orientação de equipes para produção de materiais didáticos multimídias, construção de ambientes virtuais, formação docente e pesquisa de tecnologias educacionais para cursos presenciais, on-line e híbridos. Tem interesse pelos temas: Educação a Distância, Blended-learning, Gestão Acadêmica, Educação e Tecnologias Digitais

  • Anderson Souzada Silva, UFBA

    Mestrando em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia FFCH/UFBA, com ênfase em Política, e licenciado em Ciências Sociais/Sociologia pela mesma instituição (2019). Durante a graduação fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFBA pelo projeto Bases Comunitárias de Segurança, Modelos e Estratégias de Redução de Riscos Sociais (2017) e, posteriormente, voluntário, também pelo PIBIC, do projeto Ecos do Subsolo (2019). Atualmente, interessa-se por História do Pensamento Político Brasileiro, Teoria Política, Teoria Social e Segurança Pública.

  • Raylan Almeida Oliveira, UFBA

    Bacharel em Saúde pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). Graduando em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/UFBA).

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração em contextos de aprendizagem. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 25, n. 59/2, p. 526-546, maio/ago. 2016.

BALESTRERI, R. B. Direitos Humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: Paster Editora, 1998.

BALESTRERI, R. B. Um novo paradigma de segurança pública. Segurança Pública no Brasil: um campo de desafios. Salvador: Edufba, 2010.

FISCHER, T. M. D. Formar Gestores Sociais para o Desenvolvimento Territorial: A Criação Artesanal de Itinerários Formativos. Revista interdisciplinar de gestão social, Salvador, v. 3, n. 2, p. 25-38, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.rigs.ufba.br/pdfs/RIGS_v3_n2_art2.pdf. Acesso em: 07 set 2025.

FREIRE, M. D. Paradigmas de segurança no Brasil: da ditadura aos nossos dias. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 3, n. 2, 2009.

HERMIDA, J. F.; BONFIM, C. R. de S. A Educação a Distância: história, concepções e perspectivas. Revista HistedBR on-line, Campinas, 2006.

LEEDS, E. A sociedade civil e a segurança cidadã no Brasil: um relacionamento frágil, mas em evolução. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 7, n. 2, 2013.

LIMA, R. K. Direitos Civis, Estado de Direito e "Cultura Policial": A Formação Policial em Questão. Revista Brasileira de Ciências Criminais, n. 41, p.241-256, 2003.

MILL, D. Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2018.

MINAYO, M.C.S. Violência e saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006.

Minayo, M. C.S.; Souza, E.R.; Constantino, P. (coordenadoras). MISSÃO PREVENIR E PROTEGER: CONDIÇÕES DE VIDA, TRABALHO E SAÚDE DOS POLICIAIS MILITARES DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.

MIRAGLIA, P. "Existe uma demanda social pela violência policial", diz pesquisadora. Entrevista com Yanilda María González. Nexo. 2 jul. 2017.

MORAN, J. O que é educação a distância. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: sistemas de aprendizagem online. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SALES, M. V. S.; NONATO, E. R. S. Educação a distância e currículo: hipertexto como perspectiva de flexibilidade e design pedagógico. Revista e-curriculum, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 616-645, jun. 2019. ISSN 1809-3876. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/34477. Acesso em: 14 set 2025.

SALES, M. V. S.; NONATO, E. R. S. Educação superior pública a distância na Bahia: avanços e contradições. Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 109-130, jul./dez. 2015.

SOUSA, J. C. Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância. 2012. 305 f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

VASCONCELOS, F. T. R. Segurança pública como direito social [livro eletrônico]. Uma revisão bibliográfica e conceitual (2010-2022) / Francisco Thiago Rocha Vasconcelos; coordenação de Renato Sérgio de Lima; supervisor David Marques. 1. ed. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2023.

Downloads

Publicado

17-12-2025

Edição

Seção

Relatos de experiência e boas práticas

Como Citar

A Experiência do Ensino EaD em uma pós-graduação de Segurança Pública, Justiça e Cidadania: Ampliação do Acesso à Formação Acadêmica, Pensamento Crítico e Cidadania Laboral. Revista do Sistema Único de Segurança Pública, Brasília, Brasil, v. 5, n. 1, p. 292–304, 2025. DOI: 10.56081/yxxmfv53. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/1025. Acesso em: 19 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)