A Experiência do Ensino EaD em uma pós-graduação de Segurança Pública, Justiça e Cidadania
Ampliação do Acesso à Formação Acadêmica, Pensamento Crítico e Cidadania Laboral
DOI:
https://doi.org/10.56081/yxxmfv53Palavras-chave:
vulnerabilidade; segurança cidadã; Educação à Distância.Resumo
O presente texto apresenta a experiência de implantação do curso de especialização em Proteção de Pessoas Vulnerabilizadas, realizado pelo Centro Interdisciplinar de Estudos e Formação em Segurança Pública (CIGESP). De abrangência nacional, a iniciativa busca inovar na formação de agentes de segurança pública por meio da Educação à Distância (EaD), promovendo a segurança cidadã e superando modelos repressivos e militarizados. O curso visa formar profissionais capazes de refletir sobre estruturas institucionais e vulnerabilidades, em defesa do Estado Democrático de Direito. O planejamento e implantação, iniciados em março de 2025 no âmbito da RENAESP, fundamentaram-se em abordagens interseccionais e interdisciplinares para compreender processos de vulnerabilização. A equipe de execução incluiu docentes/pesquisadores da UFBA e mediadores diversificados. Pedagogicamente, o modelo combinou práticas síncronas e assíncronas, com metodologias ativas e mediação adaptada às especificidades da EaD. Os resultados destacam a relevância da gestão compartilhada entre instituições de ensino e organizações de justiça, ampliando o acesso de agentes a espaços de produção de conhecimento. A diversidade e inclusão na seleção de estudantes e mediadores foram reforçadas, e os trabalhos de conclusão indicam produção de materiais técnicos úteis para atualização de políticas públicas de segurança. A experiência evidencia a necessidade de aprimorar comunicação, suporte técnico e práticas de monitoramento, além de investir na formação continuada de docentes e mediadores. Ao estimular reflexão sobre cidadania e ética profissional, o curso contribui para a consolidação de valores democráticos e aponta caminhos para maior proteção da população.
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