A impopularidade das corregedorias

projeção da sombra ou solidariedade? A imagem das Corregedorias Policiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56081/2763-9940/revsusp.v1n1.a11

Palavras-chave:

Policiais Corregedores, controle interno, impopularidade das corregedorias.

Resumo

Este estudo aborda os aspectos que permeiam a atividade profissional dos policiais corregedores, sob os conceitos de “solidariedade” de Durkheim e de “sombra” de Jung. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Exploraram-se as abordagens sobre a impopularidade das corregedorias e as dinâmicas conceituais que envolvem a atividade policial. Os resultados iniciais afirmam que a corregedoria é compreendida como unidade repressora de atos ilegais produzidos por funcionários públicos, que carrega a impopularidade como característica intrínseca e figura como fenômeno sociológico contemporâneo. Nessa perspectiva, identifica-se que os olhares críticos lançados sobre a corregedoria provêm dos investigados e de grande parte do corpo policial, que registram seu sentimento pessoal negativo em relação aos componentes do órgão fiscalizador. O sofrimento no trabalho policial, caracterizado pela constante exigência de combate heroico aos males da sociedade, une os indivíduos da organização de forma peculiar. Apurar e punir desvios são tarefas essenciais à estabilidade do Estado em seu exercício funcional. O Estado deve expurgar condutas não condizentes com seu principal objetivo: agir em razão e para a sociedade, mediante uso dos devidos processos legais, corolários do sistema democrático. Conclui-se que as abordagens suscitadas não esgotam o tema e, portanto, não seriam a “solidariedade” e a projeção da “sombra” os únicos eventos sociológicos responsáveis pela impopularidade das corregedorias. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisa de campo, para fomentar novos elementos que contribuam para a interpretação do fenômeno da impopularidade das corregedorias, inclusive para a construção de novos modelos de controle interno.

Biografia do Autor

Tânia Maria Ferreira Fogaça, Departamento de Polícia Federal

Graduada em Direito pelo Centro Universitário FIEO (1999) e pós-graduada em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul (2010). Atualmente é Delegada de Polícia Federal, exercendo as funções de Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Norte e Professora, Conteudista e Tutora de cursos de formação e aperfeiçoamento profissional ministrados pela Academia Nacional de Polícia (ANP/PF). Foi Coordenadora Operacional do Centro de Cooperação Policial Internacional da World Cup FIFA 2014 e integrou o Grupo de Trabalho que idealizou o Inquérito Policial Eletrônico da Polícia Federal (ePol). Atua na área de Direito, com ênfase em Polícia Judiciária, principalmente nos seguintes temas: Crimes Econômicos, Cooperação Internacional, Assuntos Internos e Organizações Criminosas.

Referências

DEJOURS, C. A. Loucura do trabalho: estudo de Psicopatologia do Trabalho. São Pau- lo: Cortez, 1998.

DURKHEIM, E. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

ENRIQUEZ, E. Da horda ao Estado. Psicanálise do Vínculo Social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

GAULEJAC, V. A neurose de classe - Trajetória social e conflitos de identidade. São Paulo: Via Lettera, 2014.

JUNG, C. G. et al. Ao encontro da Sombra – O potencial oculto do lado escuro da natureza humana. São Paulo: Cultrix, 2007. MENDES, G. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2013.

MONJARDET, D. O que faz a polícia: Sociologia da Força Pública. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003.

Downloads

Publicado

17-11-2022

Como Citar

FERREIRA FOGAÇA, T. M. . A impopularidade das corregedorias: projeção da sombra ou solidariedade? A imagem das Corregedorias Policiais. Revista do Sistema Único de Segurança Pública, Brasília, Brasil, v. 1, n. 1, 2022. DOI: 10.56081/2763-9940/revsusp.v1n1.a11. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/23. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Ensaio