Caracterização dos Boletins de Ocorrência Policial de Cibercrimes de Vítimas Femininas no Estado do Pará

Autores

  • Bruna Cabral Silva Universidade Federal do Pará
  • Edson Marcos Leal Soares Ramos Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-5425-8531
  • Alan Johnnes Lira Feitosa MPPA
  • Joyce Gama Souza Universidade Estadual do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56081/revsusp.v4i1.465

Palavras-chave:

cibercrimes, análise de frequência, violência de gênero, segurança pública, análise lexical

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a violência contra a mulher são questões sociais relevantes; compreender os resultados de sua interseção é vital para a sociedade. Esta pesquisa caracterizou os Boletins de Ocorrência (BOPs) de mulheres vítimas de crimes virtuais no Estado do Pará, no período de 2016 a 2018, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando técnicas de análise de frequência e análise lexical dos dados extraídos dos relatórios desses registros policiais. Os resultados apontam uma carência de informações nos relatos, levando à obtenção de poucas informações sobre os infratores e contribuindo para a manutenção do pseudo-anonimato e a impunidade dos cibercriminosos. Observa-se, ainda, uma predominância de violência patrimonial praticada por meio de telefone e redes sociais, em detrimento do uso de computadores tradicionais. Conclui-se que há uma falta de padronização nos registros policiais, dificultando a identificação de características do infrator, da vítima e da presença ou ausência de violência de gênero na violência virtual cometida contra a mulher paraense.

Biografia do Autor

Bruna Cabral Silva, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Direito pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (2012). Especialista em Direito Tributário (2013) e em Direito Administrativo (2013) pela Universidade AnhangueraUNIDERP/REDE LFG. Pós-graduada em Direito Processual (2014) pela Faculdade Maurício de Nassau - PA. Mestre em Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará (2020). Advogada. Docente no ensino superior. E-mail: brunacabralsilva@hotmail.com.

Edson Marcos Leal Soares Ramos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Pará (1994). É Professor Titular da Universidade Federal do Pará. É Professor do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará. É Conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. É professor colaborador da Universidade de Cabo Verde no mestrado de Segurança Pública. Tem experiência nas áreas de Estatística, Engenharia de Produção, Segurança Pública e Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos. E-mail: ramosedson@gmail.com.

Alan Johnnes Lira Feitosa, MPPA

Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2024). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Roraima (2007). Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará. E-mail: alan.feitosa@ifch.ufpa.br.

Joyce Gama Souza, Universidade Estadual do Pará

Enfermeira pela Universidade Federal do Pará (2020); Técnica de Enfermagem pelo CDC - Educação (2016); Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Pará (UEPA). E-mail: joycegama7060@gmail.com.

Downloads

Publicado

13-08-2025

Como Citar

SILVA, Bruna Cabral; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares; FEITOSA, Alan Johnnes Lira; SOUZA, Joyce Gama. Caracterização dos Boletins de Ocorrência Policial de Cibercrimes de Vítimas Femininas no Estado do Pará. Revista do Sistema Único de Segurança Pública, Brasília, Brasil, v. 4, n. 1, p. 168–193, 2025. DOI: 10.56081/revsusp.v4i1.465. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/465. Acesso em: 14 ago. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)