Ensino policial:

processos de qualificação pedagógica para a docência na formação técnico-profissional de policiais civis

Autores/as

  • Vinicius Augusto Ribeiro Caldas
  • Renato José Dias Pereira

DOI:

https://doi.org/10.56081/revsusp.v3i2.471

Resumen

O artigo apresenta uma reflexão acerca das principais questões relacionadas ao exercício da docência no âmbito policial, a partir da ótica do profissionalismo. Como introito, discorre sobre o papel da Academia da Polícia Civil (Acadepol) na formação dos policiais civis de Minas Gerais e como esta deve trabalhar aliando no contexto educacional, processos pedagógicos bem planejados orientados pela visão e necessidade de uma renovação contínua do conhecimento acerca da práxis e formação profissional dos policiais, que se refere a uma preparação efetiva para a realização de funções exclusivas da atividade policial. Desse modo, este artigo tem por objetivo responder a seguinte pergunta: qual o perfil técnico pedagógico do docente policial à luz da Matriz Curricular Nacional (MCN)?, propor uma discussão sobre os processos formativos à luz dos princípios didáticos pedagógicos da Matriz Curricular Nacional (MCN) para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, de base exploratória e de natureza qualitativa, voltada à construção de uma reflexão acerca das práticas desenvolvidas nos Cursos de Formação Técnico-Profissionais da Polícia Civil de Minas Gerais, correlacionando, a MCN e os escritos da área policial a textos que envolvam saberes docentes, para promoção de um magistério policial. O texto demonstra que um saber docente na perspectiva da área do profissional a ser sensibilizado, aproxima a teoria da prática. Nesse sentido, as qualificações educacionais tornam-se atrativas e com maior eficiência, buscando o profissionalismo.

 

Palavras-chave: Docência. Profissionalização. Didática. Polícia Civil.

Biografía del autor/a

Vinicius Augusto Ribeiro Caldas

Analista da Polícia Civil, Professor, Sociólogo, Bacharel em Direito, Especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG e Mestre em Segurança Pública e Cidadania pela UEMG

Renato José Dias Pereira

Analista da Polícia Civil, Pedagogo, Bacharel em Direito, Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto PPGE/UFOP.

Citas

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Publicado

2024-12-03

Cómo citar

CALDAS, V. A. R.; PEREIRA, R. J. D. Ensino policial:: processos de qualificação pedagógica para a docência na formação técnico-profissional de policiais civis. Revista del Sistema Único de Seguridad Pública, Brasília, Brasil, v. 3, n. 2, p. 378–398, 2024. DOI: 10.56081/revsusp.v3i2.471. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/471. Acesso em: 18 ene. 2025.

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