Ensino policial:
processos de qualificação pedagógica para a docência na formação técnico-profissional de policiais civis
DOI:
https://doi.org/10.56081/revsusp.v3i2.471Resumen
O artigo apresenta uma reflexão acerca das principais questões relacionadas ao exercício da docência no âmbito policial, a partir da ótica do profissionalismo. Como introito, discorre sobre o papel da Academia da Polícia Civil (Acadepol) na formação dos policiais civis de Minas Gerais e como esta deve trabalhar aliando no contexto educacional, processos pedagógicos bem planejados orientados pela visão e necessidade de uma renovação contínua do conhecimento acerca da práxis e formação profissional dos policiais, que se refere a uma preparação efetiva para a realização de funções exclusivas da atividade policial. Desse modo, este artigo tem por objetivo responder a seguinte pergunta: qual o perfil técnico pedagógico do docente policial à luz da Matriz Curricular Nacional (MCN)?, propor uma discussão sobre os processos formativos à luz dos princípios didáticos pedagógicos da Matriz Curricular Nacional (MCN) para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, de base exploratória e de natureza qualitativa, voltada à construção de uma reflexão acerca das práticas desenvolvidas nos Cursos de Formação Técnico-Profissionais da Polícia Civil de Minas Gerais, correlacionando, a MCN e os escritos da área policial a textos que envolvam saberes docentes, para promoção de um magistério policial. O texto demonstra que um saber docente na perspectiva da área do profissional a ser sensibilizado, aproxima a teoria da prática. Nesse sentido, as qualificações educacionais tornam-se atrativas e com maior eficiência, buscando o profissionalismo.
Palavras-chave: Docência. Profissionalização. Didática. Polícia Civil.
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