Oiapoque (Amapá)

Velhos Problemas com Novas Roupagens

Autores/as

  • Edson Brito IFBA

DOI:

https://doi.org/10.56081/revsusp.v4i1.769

Palabras clave:

Oiapoque, fronteira setentrional, povos indígenas

Resumen

O presente artigo – desdobramento das minhas pesquisas de mestrado e doutorado – analisa as problemáticas socioambientais que impactam a sociedade no município do Oiapoque, situado no estado do Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa. A pesquisa realiza um diálogo de tempos históricos que ajuda a entender com mais profundidade a situação de invisibilidade e a ausência de políticas públicas na localidade. O trabalho situa a constituição histórica do município, trazendo para o debate temas e sujeitos invisibilizados. Do ponto de vista metodológico, a investigação articula o diálogo das evidências expressas em fontes da imprensa, dialogadas com a bibliográfica especializada sobre o tema.

Biografía del autor/a

Edson Brito, IFBA

Doutor pelo programa pós-graduado em Educação: História, Política, Sociedade, na PUC-SP, com pesquisa financiada pelo CNPq e CAPES (2012), sob orientação da professora doutora Circe Maria Fernandes Bittencourt. É mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com financiamento do CNPq (2008), sob orientação da doutora Heloísa Cruz. É Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), com pós-graduação lato sensu (especialização) em História e Historiografia da Amazônia, pela Universidade Federal do Amapá (2000). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA), atuando na docência em licenciaturas, além de orientar TCCs e monografias. Exerce ainda as funções de docente e orientador de pesquisas de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia. É palestrante, assessor em projetor artístico-educacionais, escritor premiado pela UNESCO e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e juvenil e membro da Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas- CAIAPI/UNICAMP. E-mail: edsonb@ ifba.edu.br.

Citas

ALICINO, Rogério. Clevelândia do Norte. Guanabara: Biblioteca do Exército Editora, 1971.

CUNHA, Euclides da. Um paraíso perdido: reunião de ensaios amazônicos. Brasília: INL, 1976.

BRITO, Edson Machado de. Do sentido aos significados do presídio de Clevelândia do Norte: repressão, resistência e disputa política no debate da imprensa. 2008. 92 f. Dessertação (Mestrado em História) – Potifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

_____. A educação Karipuna do Amapá no contexto da educação escolar indígena diferenciada na aldeia do Espírito Santo. 2012. 184 f. Tese (doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

MENEZES, Lená Medeiros de. Os indesejáveis: desclassificados da modernidade. Protesto, crime e expulsão na capital federal (1890-1930). Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996.

PINHEIRO, Paulo Sérgio. Estratégias da Ilusão: a revolução mundial e o Brasil - 1922-1935. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

RAMOS, Graciliano. Memórias do Cárcere (v.1 e V.2). Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1952.

SANTOS, Fernando R. História do Amapá. Macapá: Vulcan, 2001.

Publicado

2025-08-13

Cómo citar

BRITO, Edson. Oiapoque (Amapá): Velhos Problemas com Novas Roupagens. Revista del Sistema Único de Seguridad Pública, Brasília, Brasil, v. 4, n. 1, p. 136–148, 2025. DOI: 10.56081/revsusp.v4i1.769. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/769. Acesso em: 14 ago. 2025.