A dificuldade da tipificação do delito de crime organizado:
Em busca de critérios técnicos na teoria do tipo penal
DOI:
https://doi.org/10.56081/revsusp.v3i1.617Palavras-chave:
Crime organizado; Dogmática penal; Política criminal.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo estudar como é interpretado o tipo penal de crime organizado contido na Lei n. 12.850/13. Como problema de pesquisa, tem-se o afastamento do princípio da taxatividade na construção da lei penal referente ao crime organizado e sua validação pelo Judiciário Brasileiro. Na introdução, a justificativa de um estudo sobre a aplicação desse tipo penal, principalmente após o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.567, oriunda do Distrito Federal. A metodologia aplicada se deu com o método indutivo, analisando a decisão da ADIN 5567, e o método bibliográfico com a finalidade de entender como esse fenômeno se adequa, ou não, ao sistema de garantias contidos na dogmática penal. Como resultado, percebeu-se que a decisão consagrou que, a aplicação de um tipo penal que fere a taxatividade, se deve pela necessidade da segurança pública. Nas considerações finais, se percebeu que não apenas a construção de uma política criminal é defasada de técnica científica, quanto a dogmática penal não possui entendimento da extensão do crime organizado.
Referências
ASÙA, Luis Jiménez de. Principios de Derecho Penal La Ley Y El Delito. Buenos Aires: ABELEDO-PERROT, 1997.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco. Rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2010.
BUSATO, Paulo César. Direito Penal: Parte geral. São Paulo: Editora Atlas, 2013.
HASSEMER, Winfried. Segurança Pública no Estado de Direito. In Três temas de direito penal. Porto Alegre :Publicações Fundação Escola Superior do Ministério Público, 1993.
HUNGRIA, Nélson. Comentários ao Código Penal. Atualização por René Ariel Dotti. 6ª edição. Rio de Janeiro: Editora GZ, 2016.
HUNGRIA, Nélson. Comentários ao Código Penal. Tomo X. Rio de Janeiro: Revista Forense, 1958.
MASSON, Cleber; MARÇAL Vinícius. Crime organizado. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2018.
ORDEIG, Enrique Gimbernat. Conceito e Método da ciência do Direito Penal. Tradução de José Carlos Gobbis Pagliuca. São Paulo: Editora dos Tribunais, 2002.
PELLA, Vespasien V. La criminalité collective des États et le Droit Penal de l’Avenir. Bucarest: Imprimerie de l’État, 1925.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl.Tratado de Derecho Penal. Parte General. Tomo III. Buenos Aires: Ediar Sociedad Anónima Editora, 1998.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl. En torno de la cuestión Penal. Montevideu/Buenos Aires: Editora B de F, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Sistema Único de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.