Efetividade da Aplicação da Análise Criminal na Circunscrição do 2º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56081/revsusp.v4i1.365

Palavras-chave:

Prevenção criminal, Planejamento, Atendimento policial, Policiamento por evidências

Resumo

A eficiência da atuação da Polícia Militar do Pará requer a aplicação de procedimentos de coleta de dados e planejamento adequados para manejo de um policiamento direcionado à prevenção criminal. Neste sentido, este artigo busca apresentar os resultados das ações preventivas do 2º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Pará nos bairros atendidos no Município de Belém, após a aplicação da análise criminal no período de 2018 a 2021. Realizou-se uma pesquisa aplicada com abordagem exploratória e descritiva, de natureza quantitativa, bibliográfica e documental a partir de dados obtidos na Polícia Militar do Pará e na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará. Constatou-se que, no período de 2020 e 2021, foram apresentados acréscimos de registros de atendimentos policiais militares, de abordagens a estabelecimentos, de apreensões de armas brancas, procedimentos de recaptura de foragidos e apreensão de adolescentes. No que concerne aos crimes, o homicídio teve redução ao percentual de 70,30% e roubos 53,04%, no período de 2018 a 2020, verificando-se a presença de maiores registros nos bairros da Campina e São Brás. Constatou-se, ao fim, que há forte influência da análise criminal no direcionamento dos esforços empreendidos pela unidade operacional, demonstrados através dos resultados de atendimentos policiais, mediante um policiamento por evidências, que pode ter acarretado a redução de índices criminais que mais afetam as comunidades atendidas nos bairros, tais como crimes contra a vida e contra o patrimônio.

Biografia do Autor

Jorge Fabricio dos Santos, Polícia Militar do Pará

Doutorando em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPDSTU), Mestre em Segurança Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (PPGSP/UFPA); Bacharel em Direito pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ); Bacharel em Ciência de Defesa Social e Cidadania, pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP); Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). É professor do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP) no Curso de Formação de Oficiais PM, Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), Curso de Adaptação de Oficiais (CADO), no Curso de Formação de Praças PM, Curso de Adaptação à Graduação de Sargentos (CGS) e Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS). É Oficial da Reserva da Polícia Militar do Pará, no Posto de CORONEL PM e atualmente é Assessor Jurídico da Casa Militar da Governadoria do Estado do Pará. E-mail: fabrcio06@gmail.com.

Clay Anderson Nunes Chagas, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2002) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Reitor da Universidade do Estado do Pará, participa do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará como professor Permanente. Sócio da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa. Membro do Instituto Histórico Geográfico do Pará. Líder do Laboratório de Pesquisa e Análise em Geografia da Violência e do Crime. E-mail: claychagas@uepa.br.

Roberto Magno Reis Netto, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Geografia (linha dinâmicas territoriais na Amazônia, com ênfase em “geografia e segurança pública”). Mestre em Segurança Pública pela UFPA (2018). Graduado em Direito pela UFPA (2007). Atualmente é Professor Universitário na Faculdade da Amazônia, na Pós-graduação (nos cursos de Direito Militar e Gerenciamento de Crises) e graduação (ocupante das cadeiras de direito processual civil, Direito Digital e da Inovação Tecnológica e de Hermenêutica Jurídica É pesquisador fundador do Érgane - Instituto Científico da Amazônia, e membro do Laboratório de Pesquisa em Geografia da Violência e do Crime - LABGEOVCRIM, da Universidade do Estado do Pará - UEPA e do Grupo de Métodos em Diagnóstico em Segurança Pública - PPGSP/UFPA. É Oficial de Justiça Avaliador do TJE/PA E-mail: bob_reis_ufpa@yahoo.com.br.

Referências

ALMEIDA, L.S.; CHAGAS, C.A.N.; RAMOS, E.M.L.S. Agentes territoriais locais e crimes violentos letais, Macapá-Brazil. Mercator, v. 17, e17005, 2018.

ARAÚJO, F. A.; CHAGAS, C. A. N. Segurança pública, criminalidade, violência e (re)produção do espaço urbano: uma breve discussão sobre sua relação. Formação (Online), v. 27, n. 51, p. 85-111, 2020.

BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. Ed. São Paulo: Pearson Hall, 2014.

BOLFARINE, H.; BUSSAB, W. O. Elementos de amostragem. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRUCE, C. Exploring crime analysis: readings on essential skills. Overland Park, KS, USA: International Association of Crime Analysts - IACA, 2012.

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica. 9.ed., São Paulo: Saraiva, 2017.

CAVALCANTI, R. Modelagem de processos de negócios: roteiro para realização de projetos de modelagem de processos. Rio de janeiro: Brasport, 2007.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOTTLIEB, S. Crime analysis. Califórnia: Alpha Publishing, 1998.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades. 2020.

LAMARI, Y. et. al. Predicting Spatial Crime Occurrences through an Efficient Ensemble-Learning Model. International Journal Geo-Information, v. 9, n. 645, 2020.

LIRA, Pablo. Análise espacial dos crimes violentos e da tipologia socioespacial da Região Metropolitana da Grande Vitória – RMGV. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014. Vitória. Anais eletrônicos, Vitória: AGB. 2014. p. 1-21. Tema: A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos.

MARX, C.A.A.; SPINOLA, C.A.; SOUZA, L.N.; SOUZA, J.G. Panorama da violência em Salvador e a teoria do status criminógeno - uma aplicação da análise criminal. Revista de Desenvolvimento Econômico –RDE, ano XXI, v.2, n.43, 2019.

MESQUITA, M.M.; CORRÊA, M.S. Análise criminal de roubos a ônibus coletivos na cidade de Manaus no ano de 2018. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e049108337, 2020.

MINAYO, M.C.S.; CONSTANTINO, P. Visão ecossistêmica do homicídio. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 12, 2012.

PARÁ. Polícia Militar do Pará. Diretriz Geral de Emprego Operacional da Polícia Militar do Pará nº 001/2014 DGOp/PMPA, de 24 de abril de 2014. Regula o Emprego Operacional da Polícia Militar do Pará, Belém. 2014.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. Polícia Militar. Plano estratégico da Polícia Militar do Pará 2015/2025. Estado Maior da PMPA. 6ª seção do EMG – Planejamento e Orçamento. 1ª edição. Belém. PMPA-2015.

PARÁ (Estado). Decreto nº 141, de 10 de junho de 2019. Institui a Política de Inclusão Social e Redução da Violência - “Territórios pela Paz”, no Estado do Pará. Diário Oficial do Pará, Belém, 11 jun. 2019. Seção 1, V.1, p.05.

PARÁ (Estado). Polícia Militar do Pará. Plano de Atuação Integrada TERPAZ PMPA, de 16 de fevereiro de 2021. Determina as diretrizes que devem ser seguidas pelas unidades de execução operacional da PM nos Territórios pela Paz em cumprimento ao que rege o Plano de Atuação Integrado da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Aditamento ao Boletim Geral nº 032 II, de 16 fev. 2021

PARÁ (Estado). Resolução nº 440/CONSEP-2022. Aprova o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – PESPDS/PA - 2022/2031. Diário Oficial do Pará, Belém, 03 jun. 2022a. Seção 1, V.1, p.04.

PARÁ (Estado). SIGPOL - Sistema Integrado de Gestão Policial. Centro de Inteligência – CInt. Belém: PMPA, 2022b.

PARÁ (Estado). SISP - Sistema Integrado de Segurança Pública. Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal –SIAC. Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. Belém: SEGUP, 2022c.

POBLETE, P.T. Análisis criminal: factores críticos para uma mayor eficácia em la prevención y persecución penal. In: Buenas Prácticas para el Análisis Delictual en América Latina 2014. Primera edición, Julio 2014. Santiago, Chile.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, L.S. Um estudo de análise criminal estratégica sobre às instituições financeiras na Bahia (2011-2015). 2017. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2017.

SANTOS, J.F.; SOUZA, A.S.D.; SOUZA JÚNIOR, Z.S. Efetividade policial em Belém/PA por meio da gestão da informação: planejamento e execução do Policiamento Ostensivo Direcionado – POD pelo 2º BPM no período de 2019 e 2020. In: COLÓQUIO DE GOVERNANÇA PÚBLICA, 2021. Belém. Anais eletrônicos, Belém: EGPA, 2021. p.67-73. Tema: Repensando o serviço público para um futuro pós-Covid-19.

SILVA, J.A. Análise criminal: teoria e prática. Salvador: Artpoesia, 2015.

SILVA, E.P. et. al. Criminality spatial dynamic in Manaus city, AM. HOLOS, ano 34, v. 01, 2018.

Downloads

Publicado

13-08-2025

Como Citar

SANTOS, Jorge Fabricio dos; CHAGAS, Clay Anderson Nunes; NETTO, Roberto Magno Reis. Efetividade da Aplicação da Análise Criminal na Circunscrição do 2º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Pará. Revista do Sistema Único de Segurança Pública, Brasília, Brasil, v. 4, n. 1, p. 89–111, 2025. DOI: 10.56081/revsusp.v4i1.365. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/365. Acesso em: 14 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.