THE DILEMMA OF PUBLIC SECURITY AND BUSINESS COMPETITIVENESS

WHAT SCHOLARS HAVE TO SAY TO POLICYMAKERS ABOUT IT?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56081/2763-9940/revsusp.v1n1.a12

Palavras-chave:

segurança pública, competitividade empresarial, segurança feita pelo cidadão, distrito de melhorias empresariais (DMES).

Resumo

The binomial public security and business competitiveness is not a prevailing trend neither in studies on strategic management nor in academic works on public safety. However, some significant works on the subject have already been published. This article surveys and classifies some of the main studies regarding how public safety and business competitiveness interact. Its main argument is that the studies about the security-competitiveness dilemma reveals two big academic debates: one focused on the impacts of public security on busines competitiveness, and the other concentrated on the reversal side of the puzzle., i.e., on the impacts of business strategies on public security. The study is divided into three parts. The two first analyze the two big scholarly debates, while the third lists the two debates` main findings and, based on them, enumerates a brief list of policy prescriptions regarding the security-competitiveness dilemma.

Biografia do Autor

Nidi Bueno, Professor visitante Escola de Serviço Estrangeiro Georgetown University

Nidi Bueno é Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (Programa com nota 6 pela Capes), com Residência Doutoral na Georgetown University, Estados Unidos. Entre suas principais atividades acadêmicas constam a de Professor Visitante na Edmond A. Walsh School of Foreign Service da Universidade de Georgetown (2019-2020), em Washington (EUA), desenvolvendo pesquisa em Governos Estaduais e Negócios Internacionais; Professor do Mestrado Professional em Administração da UniAlfa (a partir de agosto de 2020); Professor do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro Universitário Euroamericano (UNIEURO, Brasilia-DF), Professor Visitante de Marketing Internacional na Escola de Negócios da Universidade de Ohio (2017-2018), Professor Não- Residente de Marketing Internacional no Mestrado em Negócios Internacionais da Universidade Steinbeis de Berlim (Alemanha, 2014-2016), Professor de Marketing Internacional (2011-2014) e Diretor (2013-2014) do Curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília, Professor Visitante da National Taiwan University (Taipei, 2013), Pesquisador Visitante da Georgetown University (Washington, DC, 2009-2010), Pesquisador Associado Júnior do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (iREL-UnB, 2005-2006); trabalhou no Departamento de África Austral do Escritório Mundial da Anistia Internacional em Londres (2004) e foi Professor Convidado do Curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás (2003). Nidi Bueno é autor/coautor de 9 livros e de diversos artigos acadêmicos, publicados no Brasil e nos Estados Unidos da América. É ganhador de quatro prêmios acadêmicos: a Bolsa Capes do Programa de Doutorado com Estágio no Exterior (PDEE, 2009), o Taiwan Government Fellowship (2013), o European Union Visitor Program (EUVP, 2014) e a
Bolsa UnB-Capes de Pos-Doutorado (2016). Suas principais áreas de interesse são: Marketing Internacional, Negócios Internacionais, Economia Política Internacional, Políticas Públicas e Promoção Comercial de Governos Subnacionais.

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Publicado

17-11-2022

Como Citar

SILVA, I. B. THE DILEMMA OF PUBLIC SECURITY AND BUSINESS COMPETITIVENESS: WHAT SCHOLARS HAVE TO SAY TO POLICYMAKERS ABOUT IT?. Revista do Sistema Único de Segurança Pública, Brasília, Brasil, v. 1, n. 1, 2022. DOI: 10.56081/2763-9940/revsusp.v1n1.a12. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/25. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaio