Análise dos currículos dos cursos de formação de oficiais policiais militares do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.56081/2763-9940/revsusp.v1n1.a6Palavras-chave:
Ensino policial militar, educação profissional, currículo, matriz curricular nacional.Resumo
Este artigo investigou a composição das malhas curriculares dos cursos de formação de oficiais das Polícias Militares no Brasil. Especificamente, analisaram-se as disciplinas que compõem os currículos de cada academia e mapeou-se a composição curricular conforme as definições da Matriz Curricular Nacional (MCN). Foi realizado levantamento nacional junto às instituições de ensino policial militar, para obter o currículo de cada instituição. Observou-se que grande parcela de matérias práticas policiais e jurídicas compreende os currículos de formação dos oficiais. Pode-se inferir também que a maioria das instituições de ensino têm suas malhas curriculares influenciadas pela MCN.
Referências
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
BASÍLIO, M. P. O desafio da formação do Policial Militar do Estado do Rio de Janeiro: utopia ou realidade possível? Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2007.
BENGOCHEA, J. L. et al. A transição de uma polícia de controle para uma polícia cidadã. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 119-131, mar. 2004. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102 88392004000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 nov. 2020.
BRASIL. Secretaria Nacional de Segurança Pública (Org.). Mapeamento de modelos de ensino policial e de segurança pública no Brasil. São Paulo: Urbania, 2013.
BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública (Org.). Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais de área de segurança pública. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça, 2014.
DIAS, G. A gestão da produção de segurança pública e a formação do oficial poli- cial militar: o caso da Policia Militar de Santa Catarina. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, 2002.
GIROUX, H. A. Teoria Crítica e Resistência em Educação: para além das teorias de reprodução. Rio de Janeiro: Vozes, 1986. GIROUX, H. A. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
HAMADA, H. H. Ensino profissional na Polícia Militar de Minas Gerais: análise do efeito-professor no Curso Técnico em Segurança Pública. Dissertação (mestrado em Educação) – Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
HAMADA, H. H. As transformações no sistema de ensino da Polícia Militar de Minas Gerais: um estudo histórico dos modelos de formação profissional. Revista Paidéia, Universidade Fumec, Belo Horizonte, ano 10, n. 14, p. 139-167, jan./jun. 2013.
HAMADA, H. H. Um olhar além dos quadros: o que fazem os professores no ensino profissional de segurança pública. Tese (doutorado em Educação) – Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.
HAMADA. H. H. Contextos e reflexões sobre a educação profissional da Polícia Militar de Minas Gerais: recortes históricos pós 1934. O Alferes, Belo Horizonte, v. 74, n. 29, p. 10-37, jan/jun. 2019.
KARPINSKI, M. T. Formação do oficial da Polícia Militar do Paraná. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2013. p. 55.
LIMA, R. K. Políticas de segurança pública e seu impacto na formação policial: con- siderações teóricas e propostas práticas. In: ZA VERUCHA, J.; BARROS, M. R. N. (Orgs.) Políticas de segurança pública: a dimensão da formação e impactos sociais. Recife: Massagana; Escola de Governo e Políticas Púbicas, 2002.
LUIZ, R. S. O currículo de formação de soldados da Polícia Militar frente às demandas democráticas. Dissertação (mestrado em Educação) – São Paulo: Universidade Católica de São Paulo; 2003.
MOREIRA, A. F. B. CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. (Org.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
MOREIRA, A. F. Qualidade na educação e no currículo: tensões e desafios. Trabalho apresentado no Seminário “Educação de qualidade: desafios atuais”, Novamerica, Centro Cultural Poveda e Colégio Teresiano. Rio de Janeiro, 2008.
PACHECO, José Augusto. Currículo: teorias e práxis. Porto: Porto Editora, 1996.
PACHECO, E. F. H. Aspectos históricos das teorias do currículo. XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), o IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) e o VI Seminário Internacional sobre
Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, 2017. PERES, E. S. Currículo e emancipação: uma articulação possível? Tese (doutorado em Educação) – Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://gepoc.paginas.ufsc.br/files/2016/08/PERES-Elisandra TESE.pdf. Acesso em 1 ago. 2018.
PONCIONI, P. O modelo policial profissional e a formação profissional do futuro policial nas Academias de Polícia do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade de Brasília, 2005.
RUDNICKI, D. A formação social de oficiais da Polícia Militar: análise do caso da Academia da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
SÁ, L. D. Os filhos do Estado: autoimagem e disciplina na formação dos oficiais da Policia Militar do Ceará. Rio de Janeiro: Relume Dumará, UFRJ, 2002.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SALES, L; VILARINHO, T. Padrões dos cursos de formação de oficiais policiais militares do Brasil. Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP), 2018. Disponível em: http://ibsp.org.br/ibsp/revista/index.php/RIBSP/article/view/14. Acesso em 20 jul. 2018.
SANTOS, J. V. T. Inovação no ensino policial: história e lições. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2017. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8075. Acesso em 29 jul. 2018.
SILVA, F. A. A motivação para as práticas de gestão do conhecimento na gestão de segurança pública. Belo horizonte: FEAD – Centro de Gestão Empreendedora, 2011. SOUZA, B. D. O ensino policial e a formação de oficiais na Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2003.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Sistema Único de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.