Análise dos currículos dos cursos de formação de oficiais policiais militares do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56081/2763-9940/revsusp.v1n1.a6

Palavras-chave:

Ensino policial militar, educação profissional, currículo, matriz curricular nacional.

Resumo

Este artigo investigou a composição das malhas curriculares dos cursos de formação de oficiais das Polícias Militares no Brasil. Especificamente, analisaram-se as disciplinas que compõem os currículos de cada academia e mapeou-se a composição curricular conforme as definições da Matriz Curricular Nacional (MCN). Foi realizado levantamento nacional junto às instituições de ensino policial militar, para obter o currículo de cada instituição. Observou-se que grande parcela de matérias práticas policiais e jurídicas compreende os currículos de formação dos oficiais. Pode-se inferir também que a maioria das instituições de ensino têm suas malhas curriculares influenciadas pela MCN.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Leite Bolsonaro, Polícia Militar de Goiás

Especialista MBA em Gestão de Polícia Ostensiva, Academia de Polícia Militar, Goiânia GO, Brasil. Graduado em Direito pela Faculdades Integradas do Vale do Ribeira (SCELISUL), São Paulo-SP, Brasil. Polícial Militar do Estado de Goiás, Brasil.

Tatiane Ferreira Vilarinho, Ministério da Justiça e Segurança Pública / Policia Militar do Goiás

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, especialista em Docência Superior pela Fundação Educacional de Goiás, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás. Oficial da Polícia Militar de Goiás. Atuou como Coordenadora da Pós-Graduação e Extensão da PMGO. Membro do Comitê Científico da Revita Susp, Revista do IBSP e REBESP. Atua na Diretoria de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública da Segen, Ministério da Justiça e Segurança Pública. Membro fundadora do Instituto Brasileiro de Segurança Pública - IBSP. Participa do Grupo de pesquisa Comunicação Científica. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Ensino em Segurança Pública.

Hélio Hiroshi Hamada, Polícia Militar de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Educação pela UFMG. Coronel da Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. Especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais - Policia Militar de Minas Gerais. Diplomado pela Escola Superior de Guerra no Curso Superior de Inteligência Estratégica. Possui experiência em pesquisas envolvendo criminalidade, violência, inteligência e educação profissional de segurança pública. Acadêmico-efetivo da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais.

Referências

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

BASÍLIO, M. P. O desafio da formação do Policial Militar do Estado do Rio de Janeiro: utopia ou realidade possível? Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2007.

BENGOCHEA, J. L. et al. A transição de uma polícia de controle para uma polícia cidadã. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 119-131, mar. 2004. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102 88392004000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 nov. 2020.

BRASIL. Secretaria Nacional de Segurança Pública (Org.). Mapeamento de modelos de ensino policial e de segurança pública no Brasil. São Paulo: Urbania, 2013.

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública (Org.). Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais de área de segurança pública. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça, 2014.

DIAS, G. A gestão da produção de segurança pública e a formação do oficial poli- cial militar: o caso da Policia Militar de Santa Catarina. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, 2002.

GIROUX, H. A. Teoria Crítica e Resistência em Educação: para além das teorias de reprodução. Rio de Janeiro: Vozes, 1986. GIROUX, H. A. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

HAMADA, H. H. Ensino profissional na Polícia Militar de Minas Gerais: análise do efeito-professor no Curso Técnico em Segurança Pública. Dissertação (mestrado em Educação) – Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.

HAMADA, H. H. As transformações no sistema de ensino da Polícia Militar de Minas Gerais: um estudo histórico dos modelos de formação profissional. Revista Paidéia, Universidade Fumec, Belo Horizonte, ano 10, n. 14, p. 139-167, jan./jun. 2013.

HAMADA, H. H. Um olhar além dos quadros: o que fazem os professores no ensino profissional de segurança pública. Tese (doutorado em Educação) – Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.

HAMADA. H. H. Contextos e reflexões sobre a educação profissional da Polícia Militar de Minas Gerais: recortes históricos pós 1934. O Alferes, Belo Horizonte, v. 74, n. 29, p. 10-37, jan/jun. 2019.

KARPINSKI, M. T. Formação do oficial da Polícia Militar do Paraná. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2013. p. 55.

LIMA, R. K. Políticas de segurança pública e seu impacto na formação policial: con- siderações teóricas e propostas práticas. In: ZA VERUCHA, J.; BARROS, M. R. N. (Orgs.) Políticas de segurança pública: a dimensão da formação e impactos sociais. Recife: Massagana; Escola de Governo e Políticas Púbicas, 2002.

LUIZ, R. S. O currículo de formação de soldados da Polícia Militar frente às demandas democráticas. Dissertação (mestrado em Educação) – São Paulo: Universidade Católica de São Paulo; 2003.

MOREIRA, A. F. B. CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. (Org.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

MOREIRA, A. F. Qualidade na educação e no currículo: tensões e desafios. Trabalho apresentado no Seminário “Educação de qualidade: desafios atuais”, Novamerica, Centro Cultural Poveda e Colégio Teresiano. Rio de Janeiro, 2008.

PACHECO, José Augusto. Currículo: teorias e práxis. Porto: Porto Editora, 1996.

PACHECO, E. F. H. Aspectos históricos das teorias do currículo. XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), o IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) e o VI Seminário Internacional sobre

Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, 2017. PERES, E. S. Currículo e emancipação: uma articulação possível? Tese (doutorado em Educação) – Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://gepoc.paginas.ufsc.br/files/2016/08/PERES-Elisandra TESE.pdf. Acesso em 1 ago. 2018.

PONCIONI, P. O modelo policial profissional e a formação profissional do futuro policial nas Academias de Polícia do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade de Brasília, 2005.

RUDNICKI, D. A formação social de oficiais da Polícia Militar: análise do caso da Academia da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

SÁ, L. D. Os filhos do Estado: autoimagem e disciplina na formação dos oficiais da Policia Militar do Ceará. Rio de Janeiro: Relume Dumará, UFRJ, 2002.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SALES, L; VILARINHO, T. Padrões dos cursos de formação de oficiais policiais militares do Brasil. Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP), 2018. Disponível em: http://ibsp.org.br/ibsp/revista/index.php/RIBSP/article/view/14. Acesso em 20 jul. 2018.

SANTOS, J. V. T. Inovação no ensino policial: história e lições. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2017. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8075. Acesso em 29 jul. 2018.

SILVA, F. A. A motivação para as práticas de gestão do conhecimento na gestão de segurança pública. Belo horizonte: FEAD – Centro de Gestão Empreendedora, 2011. SOUZA, B. D. O ensino policial e a formação de oficiais na Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2003.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

17-11-2022 — Atualizado em 17-11-2022

Como Citar

LEITE BOLSONARO, L. P.; VILARINHO, T. F.; HAMADA, H. H. Análise dos currículos dos cursos de formação de oficiais policiais militares do Brasil. Revista do Sistema Único de Segurança Pública, Brasília, Brasil, v. 1, n. 1, 2022. DOI: 10.56081/2763-9940/revsusp.v1n1.a6. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/33. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos