As falhas no uso de aplicativos na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher

Autores

  • Patrícia Pacheco Rodrigues Machida

DOI:

https://doi.org/10.56081/revsusp.v3i2.633

Palavras-chave:

tecnologia; violência contra a mulher; segurança pública; integração e gestão de dados.

Resumo

Este artigo compila um conjunto significativo de aplicativos para demonstrar a multifacetada contribuição da tecnologia no combate à violência contra mulheres, desde a coleta e análise de dados até a promoção de plataformas seguras de comunicação e informação das vítimas e a promoção de uma sociedade mais segura para todas. Portanto, a pesquisa realizada justifica-se, pois a tecnologia pode e deve ser uma ferramenta crucial no enfrentamento à violência de gênero. Esta análise multidisciplinar reúne perspectivas de diferentes áreas, desde a integração e combinação de dados criminais diversos para uma gestão mais eficiente da informação, o que pode aprimorar a resposta às ocorrências de violência contra mulheres, evidenciando a importância das tecnologias, a facilitação do acesso e a transparência das informações relativas à segurança pública e a promoção e manutenção de políticas públicas nessa seara. Superadas as fases da investigação científica e da observação, com a aplicação do método hipotético-dedutivo e definida a pesquisa empírica e comparativa, a partir de levantamento legislativo, jurisprudencial e bibliográfico.

Biografia do Autor

Patrícia Pacheco Rodrigues Machida

Doutora e Mestra em Direito pela Universidade Nove de Julho; Delegada de Polícia Civil lotada no Departamento de Inteligência - DIPOL em exercício na 2ª Delegacia Eletrônica - DDM Online.

Referências

AHMED, Sadaf; GENTILI, Monica; SIERRA-SOSA, Daniel; ELMAGHRABY, Adel S.. Técnica de integração de dados multicamadas para combinar dados criminais heterogêneos, processamento e gerenciamento de informações. Processamento e gerenciamento de informações, v 59, ed 3, 2022.

ALAMERI, Thamer; ALHILALI, Ahmed Hazim; ALI, Nabeel Salih; MEZAAL, Jawad Kadhim. Relatórios de crimes e controle policial: abordagem móvel e baseada na web para compartilhamento de informações no Iraque. Journal of Intelligent Systems , v. 31, n. 1, 2022.

ASTON, Elizabeth V; O’NEILL, Megan; HAIL, Yvonne; WOOFF, Andrew. Partilha de informações no policiamento comunitário na Europa: construindo a confiança do público. Jornal Europeu de Criminologia, v.20, 2023.

ARPONEN, Isabella; KORKMAN, Julia; ANTFOLK, Jan; KORJAMO, Riina. Fatores relacionados à decisão das vítimas de estupro de registrar boletins de ocorrência. Psicologia Nórdica, 2023.

BERRIO-ZAPATA, Cristian et al . Exclusão Digital de Gênero: quebrando o silêncio na Ciência da Informação. Rev. Interam. Bibliot, Medellín , v. 43, n. 1, e8, Apr. 2020.

FORNARI, Lucimara Fabiana et al.. Violência doméstica contra a mulher na pandemia: estratégias de enfrentamento divulgadas pelas mídias digitais. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, p. e20200631, 2021.

LEESE, Matthias. Promovendo futuros criminais: práticas de dados e prevenção do crime. Policiamento e Sociedade, n.33, v.3, 2023, pp.333-347.

STARDUST, Z.; GILLETT, R.; ALBURY, K.. Vigilância não é igual a segurança: Polícia, dados e consentimento em aplicativos de namoro. Crime, Mídia, Cultura, v19 n.2, 2023, pp. 274-295.

Downloads

Publicado

03-12-2024

Como Citar

MACHIDA, P. P. R. As falhas no uso de aplicativos na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. Revista do Sistema Único de Segurança Pública, Brasília, Brasil, v. 3, n. 2, p. 87–101, 2024. DOI: 10.56081/revsusp.v3i2.633. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/633. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Convidados