Relato de Implementação e de Avaliação de Satisfação e Impacto do MBA em Gestão e Governança de Segurança Pública da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.56081/zsy8hf33Palavras-chave:
SUSP, capacitação profissional, ação educacional, MBA, avaliação de impactoResumo
Ações educacionais transformadoras, contextualizadas e aplicáveis à realidade laboral, são imprescindíveis à aquisição de competências profissionais disruptivas em profissionais de segurança pública. O presente artigo descreve relato de experiência, ilustrado com resultado de pesquisa empírica, que teve como objetivo descrever o processo de planejamento, implementação e avaliação de satisfação/reação e de impacto de um curso de MBA (especialização lato sensu) orientado ao desenvolvimento de competências de gestão e governança em segurança pública. Foi realizado um survey on-line, para avaliação de reação/satisfação e de impacto do MBA nas rotinas laborais. O método contou com abordagem mista, quantitativa (18 itens totalmente estruturados) e qualitativa (uma pergunta aberta), junto a 195 egressos de curso de MBA em gestão e governança de segurança pública, ofertado por uma Universidade pública brasileira. Os resultados, analisados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo, demonstraram alto nível de satisfação com o MBA como um todo e de impacto dos seus conteúdos na melhoria da performance. Os relatos qualitativos ilustraram o alto impacto percebido. Os resultados indicam alta eficácia desta ação educacional, que deverá ser continuada e replicada em outros contextos organizacionais, dado à sua relevância e incremento positivo sobre o desempenho dos profissionais de segurança pública. Este estudo corrobora o impacto positivo das políticas públicas de qualificação contínua e de oferta de ensino de qualidade providas pela Senasp, contando com parcerias estratégicas com centros de ensino de excelência como é o caso deste estudo. Recomendações são feitas ao final deste trabalho.
Referências
ALEMAYEHU, L.; CHEN, H. L. The influence of motivation on learning engagement: the mediating role of learning self-efficacy and self-monitoring in online learning environments. Interact. Learn. Environ. v.31, p.4605–4618, 2023. doi: 10.1080/10494820.2021.1977962
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016
CALDAS, V.A.R.; PEREIRA, R.J.D. Ensino Policial: Processos de Qualificação Pedagógica para a Docência na Formação Técnico-Profissional de Policiais Civis. Rev. Susp, Brasília, v. 3, n. 2, jul./dez. 2024.
ELBALLAH, K. A.; GABER, S. A.; SHAHAT, H. A.; IBRAHIM, A. H.; AL HASAN, S. A. Future problem-solving skills and its relationship with research self-efficacy in post-graduate students. Int. J. Learn. Teach. Educ. Res. v.23, 2024, p.180–197. doi: 10.26803/ijlter.23.5.10.
FONG, C. J.; PATALL, E. A.; SNYDER, K. E.; HOFF, M. A.; JONES, S. J.; ZUNIGA-ORTEGA, R. E. Academic underachievement and its motivational and self-regulated learning correlates: a meta-analytic review of 80 years of research. Educ. Res. Rev. v.41, 2023, doi:10.1016/j.edurev.2023.100566
HAIR J; BLACK, W; BABIN, B. Multivariate data analysis, 7th ed Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall Inc, 2010.
LIBÂNEO, J C. Didática. São Paulo. Editora Cortez. 1994.
LUO, Q.; CHEN, L.; YU, D.; ZHANG, K. The mediating role of learning
engagement between self-efficacy and academic achievement among Chinese college students. Psychol. Res. Behav. Manag. v.16, p. 1533–1543, 2023. doi: 10.2147/PRBM.S401145
MIAO, H; GUO, R; LI, M. The influence of research self-efficacy and learning
engagement on Ed.D students’ academic achievement. Front. Psychol. v.16, 2025,
doi: 10.3389/fpsyg.2025.1562354.
MIRANDA, A. P. M. Dilemas da formação policial: treinamento, profissionalização e mediação. Educação Profissional: Ciência e Tecnologia, Brasília, v. 3, n. 1, jul./dez. 2008.
ÖZDEMIR, S; SEZGIN, F; KILINÇ, A. Ç.; POLATCAN, M. A cultural lens to school leadership effects on teacher instructional practices: The mediation of teacher collective efficacy and the moderation of uncertainty avoidance. Educational Management Administration & Leadership, v.53, n.3, p. 515-535, 2023. https://doi.org/10.1177/17411432231177536
SANTOS, C J. Aspectos sobre os saberes policiais investigativos: a superação de alguns desafios. Revista Brasileira de Segurança Pública. São Paulo v 9, n I, 50-61, fev/mar 2015.
SENASP. Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública. Secretaria Nacional de Segurança Pública, Coordenação: Andréa da Silveira Passos... [et al.]. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2014.
SOUZA, R. T. M. Desafios para a educação democrática de qualidade no Brasil. EccoS Rev. Cient., São Paulo, n. 42, p. 199-203, jan./abr. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista do Sistema Único de Segurança Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.




