Relato de Implementação e de Avaliação de Satisfação e Impacto do MBA em Gestão e Governança de Segurança Pública da Universidade de Brasília

Autores

  • Francisco Antonio Coelho Junior Universidade de Brasília, Departamento de Administração (FACE/ADM), Programa de Pós-Graduação Acadêmico (PPGA) e Profissional (PGAP) em Administração
  • Inez Gomes Guedes Universidade de Brasília
  • Olivia Fernanda Rocha de Oliveira Universidade de Brasília
  • Elizânia de Araújo Gonçalves Universidade de Brasília
  • Cristiane Faiad de Moura Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.56081/zsy8hf33

Palavras-chave:

SUSP, capacitação profissional, ação educacional, MBA, avaliação de impacto

Resumo

Ações educacionais transformadoras, contextualizadas e aplicáveis à realidade laboral, são imprescindíveis à aquisição de competências profissionais disruptivas em profissionais de segurança pública. O presente artigo descreve relato de experiência, ilustrado com resultado de pesquisa empírica, que teve como objetivo descrever o processo de planejamento, implementação e avaliação de satisfação/reação e de impacto de um curso de MBA (especialização lato sensu) orientado ao desenvolvimento de competências de gestão e governança em segurança pública. Foi realizado um survey on-line, para avaliação de reação/satisfação e de impacto do MBA nas rotinas laborais. O método contou com abordagem mista, quantitativa (18 itens totalmente estruturados) e qualitativa (uma pergunta aberta), junto a 195 egressos de curso de MBA em gestão e governança de segurança pública, ofertado por uma Universidade pública brasileira. Os resultados, analisados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo, demonstraram alto nível de satisfação com o MBA como um todo e de impacto dos seus conteúdos na melhoria da performance. Os relatos qualitativos ilustraram o alto impacto percebido. Os resultados indicam alta eficácia desta ação educacional, que deverá ser continuada e replicada em outros contextos organizacionais, dado à sua relevância e incremento positivo sobre o desempenho dos profissionais de segurança pública. Este estudo corrobora o impacto positivo das políticas públicas de qualificação contínua e de oferta de ensino de qualidade providas pela Senasp, contando com parcerias estratégicas com centros de ensino de excelência como é o caso deste estudo. Recomendações são feitas ao final deste trabalho. 

Biografia do Autor

  • Francisco Antonio Coelho Junior, Universidade de Brasília, Departamento de Administração (FACE/ADM), Programa de Pós-Graduação Acadêmico (PPGA) e Profissional (PGAP) em Administração

    Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e Organizações pela Universidade de Brasília. Atualmente, é Professor Associado vinculado ao Departamento de Administração da Universidade de Brasília. Atua, também, desde 2010, no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília e no Mestrado Profissional (MPA).

  • Inez Gomes Guedes, Universidade de Brasília

    Doutoranda em Direito (foco em Direitos Humanos), Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Bacharela em Direito (Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB), Advogada registrada no DF (OAB/DF 36690), Licenciada e Bacharela em Letras pela Universidade de Brasília (UnB).

  • Olivia Fernanda Rocha de Oliveira, Universidade de Brasília

    Doutoranda em Administração Pública pela Universidade de Brasília (2024). Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (2018). Especialista em Planejamento Tributário pela Universidade de Brasília (2015). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (2011). Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (2011) e graduada em Administração pela Universidade Católica de Brasília (2007). Atualmente é servidora (Administradora) da Universidade de Brasília.

  • Elizânia de Araújo Gonçalves, Universidade de Brasília

    Possui formação básica em Magistério, graduação em Administração pela Universidade de Brasília (2006), Pós-graduação em Gestão Pública de Saúde - Universidade de Brasília e Mestrado em Economia de Finanças Públicas pela Universidade de Brasília.

  • Cristiane Faiad de Moura, Universidade de Brasília

    Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. É professora Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, do Programa de Pos-Graduação em Clínica e Cultura da UnB. É coordenadora do Centro de Pesquisa em Avaliação e Tecnologias Sociais (CEPATS/IP/UnB), do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica em Segurança Pública, Privada e Forças Armadas (Grupo Perfil), fundado em 2009. Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida (LabPAM/UnB).

Referências

ALEMAYEHU, L.; CHEN, H. L. The influence of motivation on learning engagement: the mediating role of learning self-efficacy and self-monitoring in online learning environments. Interact. Learn. Environ. v.31, p.4605–4618, 2023. doi: 10.1080/10494820.2021.1977962

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016

CALDAS, V.A.R.; PEREIRA, R.J.D. Ensino Policial: Processos de Qualificação Pedagógica para a Docência na Formação Técnico-Profissional de Policiais Civis. Rev. Susp, Brasília, v. 3, n. 2, jul./dez. 2024.

ELBALLAH, K. A.; GABER, S. A.; SHAHAT, H. A.; IBRAHIM, A. H.; AL HASAN, S. A. Future problem-solving skills and its relationship with research self-efficacy in post-graduate students. Int. J. Learn. Teach. Educ. Res. v.23, 2024, p.180–197. doi: 10.26803/ijlter.23.5.10.

FONG, C. J.; PATALL, E. A.; SNYDER, K. E.; HOFF, M. A.; JONES, S. J.; ZUNIGA-ORTEGA, R. E. Academic underachievement and its motivational and self-regulated learning correlates: a meta-analytic review of 80 years of research. Educ. Res. Rev. v.41, 2023, doi:10.1016/j.edurev.2023.100566

HAIR J; BLACK, W; BABIN, B. Multivariate data analysis, 7th ed Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall Inc, 2010.

LIBÂNEO, J C. Didática. São Paulo. Editora Cortez. 1994.

LUO, Q.; CHEN, L.; YU, D.; ZHANG, K. The mediating role of learning

engagement between self-efficacy and academic achievement among Chinese college students. Psychol. Res. Behav. Manag. v.16, p. 1533–1543, 2023. doi: 10.2147/PRBM.S401145

MIAO, H; GUO, R; LI, M. The influence of research self-efficacy and learning

engagement on Ed.D students’ academic achievement. Front. Psychol. v.16, 2025,

doi: 10.3389/fpsyg.2025.1562354.

MIRANDA, A. P. M. Dilemas da formação policial: treinamento, profissionalização e mediação. Educação Profissional: Ciência e Tecnologia, Brasília, v. 3, n. 1, jul./dez. 2008.

ÖZDEMIR, S; SEZGIN, F; KILINÇ, A. Ç.; POLATCAN, M. A cultural lens to school leadership effects on teacher instructional practices: The mediation of teacher collective efficacy and the moderation of uncertainty avoidance. Educational Management Administration & Leadership, v.53, n.3, p. 515-535, 2023. https://doi.org/10.1177/17411432231177536

SANTOS, C J. Aspectos sobre os saberes policiais investigativos: a superação de alguns desafios. Revista Brasileira de Segurança Pública. São Paulo v 9, n I, 50-61, fev/mar 2015.

SENASP. Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública. Secretaria Nacional de Segurança Pública, Coordenação: Andréa da Silveira Passos... [et al.]. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2014.

SOUZA, R. T. M. Desafios para a educação democrática de qualidade no Brasil. EccoS Rev. Cient., São Paulo, n. 42, p. 199-203, jan./abr. 2017.

Downloads

Publicado

17-12-2025

Edição

Seção

Relatos de experiência e boas práticas

Como Citar

Relato de Implementação e de Avaliação de Satisfação e Impacto do MBA em Gestão e Governança de Segurança Pública da Universidade de Brasília. Revista do Sistema Único de Segurança Pública, Brasília, Brasil, v. 5, n. 1, p. 223–241, 2025. DOI: 10.56081/zsy8hf33. Disponível em: https://revistasusp.mj.gov.br/susp/index.php/revistasusp/article/view/1071. Acesso em: 19 dez. 2025.