Pragmatismo e Aprendizagem Informal como Mediadores da Educação Policial em uma Corporação Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.56081/skjvhh59Palavras-chave:
Polícia, Educação Policial, Segurança Pública, Aprendizagem Informal, PragmatismoResumo
A educação policial ocupa um papel central em definir padrões de atuação dos profissionais aos quais ela se destina. Apesar dos imensos esforços e recursos a ela destinados, sua eficiência é questionada por muitos trabalhos acadêmicos. A partir dessa questão, este artigo se dedica a compreender como policiais aprendem a trabalhar e qual o papel dos processos educacionais aos quais foram sujeitos. Com base em uma pesquisa qualitativa em uma corporação policial brasileira, conclui-se que a educação policial ocorre, eminentemente, com base em processos informais que guardam pouca aderência aos conteúdos oferecidos pela educação formal. Pragmatismo e interações sociais, principalmente com policiais de seu grupo imediato, estabelecem as mediações entre os conteúdos pedagógicos e o fazer policial. A partir desses resultados, debate-se a educação policial no Brasil, sugerindo-se processos pedagógicos que tragam maior pragmatismo e favoreçam os canais informais de aprendizagem, como são os Estudos de Casos de Ensino e as estratégias de Educação Corporativa.
Referências
ALAIN, Marc; GRÉGOIRE, Martin. Can Ethics Survive the Shock of the Job? Quebec’s Police Recruits Confront Reality. Policing and Society: An International Journal of Research and Policy, v. 18, n. 2, p. 169–189, 2008.
ALARID, Leanne Fiftal. Law enforcement departments as learning organizations: Argyris’s theory as a framework for implementing communityoriented policing. Police Quarterly, v. 2, n. 3, p. 321–337, 1999.
BERGMAN, Bengt. Reflexivity in Police Education. Nordisk politiforskning, v. 4, n. 1, p. 68–88, 2017.
BRANDI, Ulrik; ELKJAER, Bente. Organizational Learning Viewed from a Social Learning Perspective. In: EASTERBY-SMITH, Mark; LYLES, Marjorie A. (Orgs.). Handbook of Organizational Learning and Knowledge Management. [S.l.]: John Wiley & Sons, Ltd, 2011. p. 23–41.
BRASIL. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA. Portaria n. 98, de 1o de julho de 2022, cria a Diretriz Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar Tático - APH Tático. Brasília: Diário Oficial da União, 2022.
BRISTOW, Alexandra; TOMKINS, Leah; HARTLEY, Jean. A Dialectical Approach to the Politics of Learning in a Major City Police Organization. Management Learning, v. 53, n. 2, p. 223–248, 2022.
CERNEV, Adrian Kemmer; JAYO, Martin. Caso necessário, estruture: um metacaso de ensino. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 12, n. 1, p. n1, 17 fev. 2022.
CHARMAZ, Kathy. Constructing Grounded Theory. Thousand Oaks: SAGE Publications Ltd, 2006.
COSTA, Ivone Freire. Pós-graduação em segurança pública e produção de conhecimento: experiência da rede nacional de altos estudos em segurança Pública – RENAESP/UFBA. In: COSTA, Ivone Freire; BALESTRERI, Ricardo B. (Orgs.). Segurança pública no Brasil: um campo de desafios. Salvador/BA: EDUFBA, 2010. p. 21–46.
COSTA, Silas Dias Mendes; TORRES, Thais Pinto da Rocha. Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020). Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 415–445, 2021.
COX, Carol; KIRBY, Stuart. Can higher education reduce the negative consequences of police occupational culture amongst new recruits? Policing, v. 41, n. 5, p. 550–562, 2018.
DEN BOER, Monica. European police science: connecting practice, education and research. European Police Science: Connecting Practice, Education and Research, p. 21–26, 2017.
ERAUT, Michael. Informal learning in the workplace: Evidence on the real value of work-based learning (WBL). Development and Learning in Organisations, v. 25, n. 5, p. 8–12, 2011.
GERBER, Rod. How do workers learn in their work? The Learning Organization, v. 5, n. 4, p. 168–175, 1998.
GHERARDI, Silvia; NICOLINI, Davide; ODELLA, Francesca. Toward a Social Understanding of How People Learn in Organizations: The notions of Situated Curriculum. Management Learning, v. 29, n. 3, p. 273–297, 1998.
GRAHAM, Andrew. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010.
KANT DE LIMA, Roberto; GERALDO, Pedro Heitor Barros. Conflitos em formação: a experiência da convivência civil-militar no curso de tecnólogo em segurança pública a distância da Universidade Federal Fluminense. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 16, n. 1, p. 30–49, 2022.
LIMA, Renato Sérgio. Segurança pública como simulacro de democracia no Brasil. Estudos Avançados, v. 33, n. 96, p. 53–68, 2019.
LIMA, Renato Sérgio; VASCONCELLOS, Francisco Thiago Rocha; VIANNA, Fernando Ressetti Pinheiro Marques; ALCADIPANI, Rafael. Saber acadêmico, guerra cultural e a emergência das ciências policiais no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 37, n. 108, p. e3710805 2022, 2022.
MACVEAN, Allyson; COX, Carol. Police Education in a University Setting: Emerging Cultures and Attitudes. Policing, v. 6, n. 1, p. 16–25, 1 mar. 2012.
MATARAZZO, Gustavo; ALCADIPANI, Rafael; FERNANDES, Alan;
THOMAZI, Maurício. Condições organizacionais para o policiamento baseado em evidências: uma proposta a partir da literatura internacional. Cadernos EBAPE.BR, v. 20, n. 6, p. 919–930, nov. 2022.
MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; MELLO, Kátia Sento Sé. Nem tão perto, nem tão longe: o dilema da construção da autoridade policial nas UPPs. Civitas, v. 15, n. 1, p. 44–65, 2015.
MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; PROENÇA JR., Domício. Muita politicagem, pouca política os problemas da polícia são. Estudos Avançados, v. 21, n. 61, p. 159–172, 2007.
PONCIONI, Paula. O modelo policial profissional e a formação profissional do futuro policial nas academias de polícia do Estado do Rio de Janeiro. Sociedade e Estado, v. 20, n. 3, p. 585–610, 2005.
PONCIONI, Paula. A Questão da Legitimidade Policial na Democracia - a Educação Policial em Foco. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 16, n. 1, p. 14–29, 2022.
REATTO, Diogo; GODOY, Arilda Schmidt. Aprendizagem informal no setor público: foco nas interações sociais e contexto organizacional. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 1, p. 17, 2017.
RODRIGUES, Carlos Roberto Guimarães; TAVARES-DOS-SANTOS, José Vicente. Ensino policial e Segurança Cidadã: as experiências brasileiras e o caso da PM do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 16, n. 1, p. 50–69, 2022.
RODRIGUES FAORO, Roberta; BIAZUTTI, André; ÁTILA E SILVA, Scheila. Compartilhamento do conhecimento intraorganizacional e interorganizacional: estudo de caso em empresas do setor de vitinicultura da Serra Gaúcha. Revista Perspectivas Contemporâneas, v. 1, n. 13, p. 112–134, 2018.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Casos de Ensino em Administração - Notas Sobre a Construção de Casos para Ensino. Revista de Administração Contemporânea, v. 2, n. Abr/Jun, p. 213–234, 2007.
RONDON FILHO, Edson Benedito. A socialização dos agentes de segurança pública: tensão entre reconhecimento e desrespeito. 2013. Tese (doutorado) - Sociologia: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
RUAS, Roberto; MARIA COMINI, Graziella. Aprendizagem e desenvolvimento de competências: articulando teoria e prática em programas de pós-graduação em formação gerencial. Cadernos EBAPE, v. V, n. Edição Especial, p. 1–14, 2007.
TAVARES-DOS-SANTOS, José Vicente. Dilemas do ensino policial: das heranças às pistas inovadoras. Segurança, Justiça e Cidadania: Pesquisas Aplicadas em Segurança Pública, v. 7, p. 11–30, 2014.
TERPSTRA, Jan; SCHAAP, Dorian. The Politics of Higher Police Education: An International Comparative Perspective. Policing (Oxford), v. 15, n. 4, p. 2407–2418, 2021.
TOMKINS, Leah; BRISTOW, Alexandra. Paradoxes of organisational learning in policing: ‘The truth, but not the whole truth, for everyone’s sake’. Management Learning, 2023.
VAN MAANEN, John. Police Socialization: A Longitudinal Examination of Job Attitudes in an Urban Police Department. Administrative Science Quarterly, v. 20, n. 2, p. 207, 1975.
WADDINGTON, P. Police (canteen) sub-culture. An appreciation. British Journal of Criminology, v. 39, n. 2, p. 287–309, 1 mar. 1999.
WAHL, Rachel. Learning world culture or changing it? Human rights education and the police in India. Comparative Education Review, v. 60, n. 2, p. 293–310, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista do Sistema Único de Segurança Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.




